Elaborado pela produtora Giros, a série Gre-Nal – O Maior Clássico da América foi lançada na tarde desta segunda-feira (19/10), no auditório da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Em formato documental, a série investiga, ao longo de oito episódios, os motivos que constroem e renovam a gigante e centenária rivalidade entre Inter e Grêmio.
Prestigiado pelos mandatários dos dois clubes, o evento contou, ainda, com a presença de Luciano Hocsman, presidente da FGF. Além do trio, Maurício Magalhães, CEO da Giros, representou a produtora. Em sua fala, o executivo, entusiasta de iniciativas que projetem a cultura popular brasileira no exterior, justificou o porquê de a empresa, sediada no Rio de Janeiro e em São Paulo, escolher o Gre-Nal como objeto de pesquisa.
“O audiovisual é parte da identidade do país, e é muito importante que o Brasil esteja começando a contar as suas histórias. Assim, a gente começou a pesquisar quais histórias a gente precisa contar, e com isso nós chegamos ao Gre-Nal, que é um dos maiores ativos que o Brasil tem pela maneira com que o futebol é disputado. Uma rivalidade saudável, de um povo com características únicas.”
Coube a Marcelo Medeiros encerrar o evento, definido pelo pelo presidente colorado como histórico. Nas palavras do dirigente, a série reconhece não somente a riqueza de narrativas existentes no Sul do país, mas também a qualidade do futebol realizado em Porto Alegre.
“É uma data histórica. Um grupo de produção cultural do centro do país escolhe o Gre-Nal, a nossa rivalidade, a nossa cidade, escolhe contar a história deste clássico centenário. Esta iniciativa é um exemplo de que a gente tem muita história para contar. Aqui no Rio Grande do Sul se faz o melhor futebol do Brasil.”
???????? Gre-Nal - O Maior Clássico da América: série de oito capítulos que trata da gigante e centenária rivalidade gaúcha é lançada no auditório da FGF. Saiba como foi: https://t.co/w1gXS3RjKgpic.twitter.com/1fEouj5qoT
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) October 20, 2020