Segundo informações do jornalista Rodrigo Oliveira do GZH nesta segunda-feira, a dupla Gre-Nal solicitou ao governo federal a internacionalização do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, e a instalação de um equipamento antineblina. Com Arena e Beira-Rio inundados e a incerteza sobre o Aeroporto Salgado Filho, a dupla avalia mandar jogos nos estádios Centenário e Alfredo Jaconi, usando a Serra como base para deslocamentos.
A solicitação foi feita pessoalmente ao ministro Paulo Pimenta, do Ministério da Reconstrução do Rio Grande do Sul, em uma reunião no Beira-Rio. Inter e Grêmio foram representados por seus dirigentes, com apoio de outros clubes do interior. Pimenta pediu que a solicitação fosse formalizada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
Se aprovada, a internacionalização do aeroporto resolveria problemas logísticos para jogos da Libertadores e Sul-Americana, que exigem cidades a no máximo 150 km de um aeroporto internacional. A dupla também solicitou um posto da Polícia Federal no aeroporto para receber voos internacionais e equipamentos antineblina devido à alta incidência de cancelamentos por mau tempo.
Além disso, os clubes pediram a instalação de um posto da Polícia Federal na base aérea de Canoas, prevendo a liberação da Arena e do Beira-Rio antes do Aeroporto Salgado Filho.
Enquanto isso, o Grêmio confirmou jogos contra The Strongest e Estudiantes no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, e tenta transferir o jogo contra o Botafogo para o Rio de Janeiro. O Inter deve jogar contra o Belgrano no Estádio Novelli Júnior, em Itu.
Para outros jogos, incluindo o Gre-Nal de 15 de junho, a dupla ainda não definiu os locais. Com o pedido ao governo federal, os estádios Centenário e Alfredo Jaconi ganham força para receber os jogos até a liberação da Arena e do Beira-Rio.