Depois de duas semanas de trabalho, as Gurias Coloradas encerraram neste sábado (04/12) a preparação para pegar o Grêmio na final do Gauchão 2021, que acontece neste domingo (04/12), às 10h. O duelo terá transmissão da FGF TV e da RBS. Atuais bicampeãs do estado, as coloradas buscam a nona taça da história do Inter na competição, quarta desde a retomada do Futebol Feminino do Clube do Povo.
Depois de se classificar na semifinal contra o Brasil de Farroupilha, a preparação para a final começou ainda na terça-feira retrasada (23/11). Sob às ordens de Douglas Libonorio, a comissão técnica trabalhou a parte física das Gurias, realizando atividades em curto espaço, disputa de bolas em duplas, embates de 3×3 e dinâmicas em campo reduzido, usando de pivôs ao lado das goleiras e nas laterais, exercício organizado para aguçar a tomada de decisão em tempo curto.
A quinta-feira passada (02/12) foi de treino no palco da final. No turno da tarde, o time fez o reconhecimento do gramado e trabalhou com o técnico Maurício Salgado os últimos detalhes visando ao jogo que vale o título do estadual.
Na sequência, atividades táticas e técnicas, realizadas sob às ordens de Maurício Salgado, simularam situações esperadas para o jogo deste domingo. Na Arena Cruzeiro, as Gurias irão a campo com o objetivo de apresentar o que de melhor exibiram ao longo do ano, como revelou o técnico do Inter em entrevista concedida para a Rádio Colorada.
“A questão das últimas semanas foi o processo de evolução. O que a gente conversa com elas, pra essa final, é de juntar tudo o que trabalhou na temporada. Pegar todas as dificuldades que tivemos, contra as quais a gente se saiu muito bem, e aplicar o que fez de bom. É a ópera final de tudo que trabalhamos, e estamos prontos.”
“A gente fala isso direto: o Gre-Nal tem uma áurea diferente. Você só entende quando vivencia. E esse é um clássico mais importante ainda, porque é uma final. É gostoso estar aqui, é a pressão que quem quer estar no alto rendimento gosta de ter. O que diferencia é ter o coração de torcedor, do amor ao Inter, e uma cabeça de atleta, conseguindo ter leitura de jogo. Temos que ser melhores do que ano passado, porque o Grêmio evoluiu também. Nosso desafio é esse.”
Assim como o Inter, o Grêmio também chega invicto à final deste domingo. Com oito vitórias na competição, as Gurias Gremistas, que encerraram a primeira fase na liderança do grupo A, superaram o Flamengo de São Pedro nas semis. Fora de casa, as comandadas de Patrícia Gusmão levaram a melhor na ida pelo placar de 9 a 1, resultado sucedido por triunfo de 12 a 0 no final de semana retrasado.
Oficialmente nomeada, desde o último dia 27 de maio, Estádio Dirceu de Castro, a Arena Cruzeiro sediará a final do Gauchão Feminino pelo segundo ano consecutivo. Neste domingo, o endereço, que foi inaugurado em 2019, receberá público de até 700 convidados, 350 de cada time.