Em entrevista para tv inglesa, Alisson fala sobre futuro e carreira: 'Troféus não são minha principal motivação'

Texto por Colaborador: Redação 28/09/2024 - 00:00

A mãe de Alisson Becker, Magali Lino de Souza Becker, era goleira de handebol na escola. Seu falecido pai, José Agostinho Becker, jogava entre as traves em seu time de trabalho.

Seu bisavô foi goleiro de futebol amador em Novo Hamburgo, no Brasil, enquanto seu irmão mais velho, Muriel, começou como goleiro no Internacional.

Então, o arqueiro do Liverpool e do Brasil provavelmente sempre esteve destinado a ser goleiro, embora seu irmão "modelo" tenha tentado convencê-lo a desistir em determinado momento.

"Meu irmão sabia o quão difícil era ser goleiro e ele me disse: 'Não, vá jogar como atacante, jogue em outro lugar — você vai sofrer muito'", disse Alisson a Joe Hart em uma entrevista para o Football Focus.

"Fiz uma sessão no meio-campo e então disse: 'Não, não é para mim.'

“Gostei de vê-lo [Muriel] entre os postes, mergulhando e fazendo defesas. Eu escolhi a posição também e adoro ser goleiro."

Alisson estava no Internacional com o irmão, a quem ele chama de "sua maior inspiração como goleiro, homem, ser humano, pai e marido", mas ele nomeia o brasileiro Claudio Taffarel, o italiano Gianluigi Buffon e o alemão Manuel Neuer — todos campeões da Copa do Mundo — como seus ídolos.

Taffarel é treinador de goleiros do Liverpool desde novembro de 2021.

"Gosto de trabalhar duro, ele sabe disso e gosta de trabalhar duro", disse Alisson sobre o relacionamento entre os dois.

"Temos um relacionamento muito bom como amigos e isso nos torna mais firmes um com o outro.

"Ele é um cara legal. Nós nos entendemos na forma como olhamos um para o outro - [ele é] um cara que me ajuda muito. Ele é um modelo como pessoa e tê-lo ao meu lado, eu tenho muita sorte."

'Minha principal motivação não são os títulos'

A jornada de Alisson o levou do Internacional, em sua terra natal, para a Roma, na Itália, e para o Liverpool em 2018.

Suas honras com os Reds incluem a Champions League, Premier League, FA Cup, League Cup, Club World Cup. Um cristão devoto, ele atribui seu sucesso à sua fé e ética de trabalho.

"Minha principal motivação não são os prêmios, os troféus - minhas motivações vêm de dentro", disse o jogador de 31 anos, que deve retornar ao Liverpool para a partida contra o Wolves pela Premier League no sábado (17h30 BST), após uma ausência de dois jogos.

"Minha fé em Deus me faz trabalhar duro e melhor e querer ser o melhor no que faço porque acredito que tudo o que faço é uma forma de louvar a Deus. Ganhar troféus e prêmios me deixa feliz, mas minha motivação vem de dentro, da minha família."

Alisson fez 268 jogos pelo Liverpool em todas as competições, sendo 205 na Premier League.

Desde sua estreia na primeira divisão em 12 de agosto de 2018, o brasileiro evitou mais gols na Premier League do que qualquer outro goleiro, de acordo com os números da Opta sobre a métrica.

Alisson também não sofreu gols em 89 jogos na Premier League, com apenas o goleiro do Manchester City e compatriota Ederson conseguindo mais (97) nesse período.

"Acho que é só uma coisa interna", disse Alisson. "A parte principal é trabalho duro. Eu sempre gosto de me aprimorar. Quando faço uma temporada que é minha melhor temporada, esse é o padrão que preciso para ir mais longe.

"Gosto de focar em um bom posicionamento. Se você tem isso, você está um passo à frente do oponente. Se você pode agir antes de [ter que] reagir, é melhor. Eu tento ler o jogo também, ler o atacante, olhar para seus movimentos.

"Tento manter o foco e olhar para a bola. Isso me faz mover da maneira que me movo e jogar da maneira que jogo.

"Aqui no Liverpool, melhorei muito meu um-para-um porque tivemos muitas situações um-contra-um. Posso reagir rapidamente por causa da maneira como treino. O melhor ainda está por vir."

'Estou 100% comprometido com este clube'

Arne Slot substituiu Jurgen Klopp como técnico do Liverpool no verão e Alisson, junto com seus companheiros de equipe, aderiram à visão e aos métodos do holandês.

Parte do regime de treinamento de Slot envolve seu goleiro treinando mais com os jogadores de campo, já que o novo técnico, diz Alisson, "quer jogar mais em campo para construir a defesa".

"Éramos ótimos antes, mas Arne está nos trazendo uma nova energia e conhecimento", disse Alisson. "Ele é um técnico muito inteligente e está nos ajudando muito. Você pode ver como estamos jogando agora.

"Estamos comprometidos com o plano e podemos ver que é um bom plano. Ainda temos muito a melhorar, mas estamos na direção certa. Temos uma grande lacuna para alcançar o nosso melhor, mas estamos indo bem até agora."

O Liverpool venceu seis das primeiras sete partidas de Slot no comando, e Alisson está ansioso para continuar fazendo parte de sua equipe.

"Estou 100% comprometido com este clube e isso envolve fazer parte do grupo de liderança", acrescentou Alisson, que recentemente disse ter recusado uma transferência para a Arábia Saudita no verão.

"Temos muitos jogadores jovens, novos jogadores chegando, uma equipe completamente nova. Quando mudamos, nem tudo estava dando errado. O desafio para nós era manter as coisas boas, passar essas coisas para a equipe e os jogadores que estavam chegando, e abraçar as coisas boas que a nova equipe estava trazendo.

"Foi um grande desafio para este grupo de liderança e eu realmente acredito que estamos indo muito bem. Estamos compartilhando a responsabilidade e dizendo aos jovens jogadores que eles precisam se destacar também. Este clube é especial e as pessoas que trabalham aqui são especiais."

 

via bbc

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

223 pessoas já votaram