Texto por Colaborador: Redação 07/03/2025 - 06:52

Os Vedas – texto clássico com o mais fundamental da filosofia indiana – relata que há 10 elevado a 60 como o número exato de universos materiais. Isso seria tantos zeros que praticamente não há forma de entendimento para uma mente limitada ao finito espaço temporal e ordinário observado por cada um de nós. No entanto, vamos usar a ilimitada imaginação para pensar que em um destes universos paralelos a seguinte história se desenrolaria:

“João comandava uma quadrilha de bandidos. Um dia qualquer, ele e seu bando resolveram assaltar um banco próximo que recentemente estava cheio de barras de ouro. Ao chegarem no estabelecimento, renderam os seguranças, os funcionários e foram em direção ao cofre: chegado lá, pediram um cafezinho com algumas bolachas, e se retiraram”. Essa história parece absurda e totalmente nonsense? Pois é, é justamente isso que os gremistas afirmam. Duvida?

É nitido e claro na visão deles que o Internacional é o grande ‘aproveitador e manipulador’ da FGF: as provas? Os inúmeros títulos estaduais recentes vistos no Beira-Rio… (sic) É mais ou menos isso que se aponta no lado de lá: o SCI cometeu o crime mas jamais se beneficiou do essencial, ou seja, justamente as vantagens para articular uma conclusão básica deste suposto raciocínio. Isso faz algum sentido para alguém? O Inter todo ano ‘assalta’ o banco mas só sai de mãos vazias. Ano passado Renato Portaluppi já acusava os alvirrubros de serem seguidamente beneficiados, isso depois do mesmo treinador beijar as mãos de Jean Pierre (enquanto antes sugeriu que o Brasileirão 2020 poderia estar “arrumado” para o Inter ganhar), ou ter um pênalti sonegado na final para o Juventude de Roger Machado sobre Gilberto. No caso do "grande" malfeitor Colorado? um jogador expulso nas duas semifinais perdidas de 2023 e 2024 nos confrontos decisivos em casa. Mas que péssimo retrospecto para um clube tão poderoso nos bastidores. Quer mais?

Passado recente era o SCI campeão gaúcho a torto e direito. Existia já naquela época a grande teoria que explicava tal cenário, chamado Francisco Novelletto. Sendo ele colorado, a conjectura da conspiração estava pronta. Porém, agora, com o presidente sendo um conselheiro gremista ela parece ter caído em desuso, isso sem falar dos chefes de outras agremiações desportivas (todos também gremistas).

Para encerrar essa encenação ridícula vamos ao que há de mais recente. Algumas semanas atrás os dirigentes D'Alessandro e Bisol reclamaram da arbitragem no GreNal da Primeira Fase de maneira totalmente protocolar. A RBS chamou o presidente da FGF e disse que a entidade tinha que processar quem faz ilações. Foi um fiasco.

Dias depois o Grêmio reclamou da mesma arbitragem. Ao invés de chamar de novo o presidente da FGF e repetir o assunto, a RBS chamou o PRESIDENTE DO GRÊMIO para CONTINUAR reclamando arbitragem (isso sem falar das colunas atacando o Inter e seus dirigentes por se manifestarem).

O mandatário Tricolor usou tais palavras no áudio e esse foi o comentário do funcionário da ‘firma’:

- "juiz tava de sacanagem"
- "investigar o campeonato"
- "campeonato manchado"
-*ir no CPF dessas pessoas para reaver o prejuízo", ou seja, se der erro de arbitragem contra o Grêmio, este vai processar o juiz que errou.

Neste universo ficcional, portanto, a Teoria Gremista contra o Grande Vilão Internacional vislumbra o terraplanismo desportivo e argumentativo. Seria o medo de perder o grande motor destas ações? Em parte, sim, e de ambos os lados pode se ver um pouco destas atitudes, entretanto, querer comparar as atitudes do Internacional nos bastidores contra da diretoria gremista chega ser ofensivo. O mundo é dos malandros, não é mesmo? 

EDITORIAL

Categorias

Ver todas categorias

Quem deve ser titular no gol do Inter?

Anthoni

Votar

Rochet

Votar

112 pessoas já votaram