De acordo com a Central dos Palpites, do GE, o Inter é o favorito para vencer neste domingo, no Beira-Rio, pela 16° rodada. Recebendo um Fluminense focado na Libertadores e com três tropeços seguidos na Série A, o site coloca como o "grande mistério" dessa partida descobrir como o Internacional vai se comportar após a goleada por 4 a 0 sobre o Flamengo. Isso porque além dessa vitória, o Inter só conseguiu mais uma nos últimos nove jogos do Brasileirão (2 V, 4 E, 3 D - 37,0%).
Nos últimos 9 jogos do Brasileirão, o Fluminense foi pior (2 V, 2 E, 5 D - 29,6%). Confira os dados compilados para esse palpite:
Cuidado na marca da cal
O Fluminense vai precisar de atenção com o confronto dentro de sua área já que teve quatro pênaltis contra - pior marca defensiva - e o Internacional já teve seis a favor - maior marca ofensiva no Brasileirão.
Jogo de poucos gols?
O Internacional é o sexto mandante que menos finaliza (11,6) com média de um gol por partida. A média de um gol a cada 16,2 finalizaões é a 14ª caseira.
O Fluminense fora de casa sofre em média 12,5 finalizações (12ª marca) com um gol sofrido a cada 14,3 (sexto melhor desempenho defensivo visitante).
O problema da equipe carioca é ser o quarto visitante que menos finaliza (8,5) com média de um gol a cada 11,3 tentativas (11º).
O Inter em casa sofre em média 10,6 finalizações (oitavo desempenho defensivo mandante), mas leva um gol a cada 9,3 (13º).
Probabilidade de cada resultado
Internacional - 39,2%
Empate - 28,3%
Fluminense - 32,5%
Metodologia
Para o cálculo das probabilidades de cada resultado, o economista Bruno Imaizumi emprega um modelo estatístico que utiliza uma distribuição de Poisson bivariada combinada com o método de simulação de Monte Carlo. A partir de parâmetros estabelecidos pela análise de mais de 77 mil finalizações em Brasileirões coletadas pelo Espião Estatístico desde 2013, avalia os desempenhos recentes dos times na temporada, utilizando sobretudo os indicadores de Expectativa de Gol (xG).