Os exemplos negativos das estreias de Corinthians (derrota de 1x0 para o Guarani, 3° colocado na Liga Paraguaia), na quarta-feira, e Atlético-MG (revés de 3 a 0 para o Union, apenas o 17° na Liga Argentina), nesta quinta, deram uma amostra de como duelar frente a adversários estrangeiros - ainda que com orçamentos ou tradição menores - não se vislumbra um jogo "jogado" como muitos 'especialistas' imaginam ou preconizam.
Com o mesmíssimo tempo de trabalho e com novos treinadores (Thiago Nunes e Rafael Dudamel), em comparação, os fatos apontam o Internacional como clube brasileiro mais satisfatório na primeira rodada de duelos internacionais pela Copa Sul-Americana e Libertadores, iniciada na terça-feira (4), pelos comandandos de Coudet.
Mesmo que longe do ideal e da perfeição, números do Footstats sublinham um quadro positivo dos colorados na sequência do pontapé inicial em pouco menos de um mês de calendário futebolístico. Segundo 10 estatísticas publicadas de Corinthians e Inter em suas estreias, destaca-se o fato de que o Clube do Povo dominou a partida com 69% de posse de bola frente a La U, a maior dos 14 times que disputaram a rodada. Da sua própria posse, 32% foi de concentração no ataque (também a maior de todos os times).
Outro ponto salientado foi a intensa troca passes sob o comando de Chacho: antes da partida o colorado detinha a média de 567 passes trocados por jogo, exatamente o mesmo número de passes trocados no empate com em Santiago, com o Inter possuindo a segunda maior média de passes entre todos os times da Série A em 2020.
Por outro lado, foi comentando o que ainda precisa ser ajustado: converter todos esses passes em mais finalização. No quesito, os alvirrubros aparecem com a média de apenas 11 chances por jogo - ainda assim a 2° melhor de todo Brasil, precisando ao todo de 51 passes para finalizar uma única vez.
Com apenas 5 jogos oficiais na temporada, o Corinthians soma 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Já o Galo, possui o mesmo número de jogos, com 2 vitórias, 2 empates e 1 revés. Pelas bandas do Beira-Rio, foram 3 vitórias e 2 empates.