Cria do Celeiro de Ases e elevado aos profissionaos do clube em 2012, o meia Otavinho, atualmente no Porto, foi suspenso nesta segunda-feira (28) por dois jogos pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol, pelas palavras proferidas instantes após a sua equipe conquistar a Taça de Portugal, no dia 2 de agosto. Na altura, o brasileiro acusou os árbitros de terem favorecido o Benfica naquela final. "O Benfica jogou com mais três. Mas o árbitro podia fazer o que quisesse que ganhávamos", referiu então o jogador.
"Já merecíamos esta taça há muito tempo. O árbitro podia fazer o que quisesse que nós não perdíamos. Merecemos isto. A jogarmos com 10? Com 10 não, eles é que jogaram com mais três e nós com menos quatro ou cinco. Mas faz parte. estava escrito que não perdíamos. Assim sabe melhor", disse Otávio na altura ao Porto Canal. A setença saiu apenas após 4 meses do ocorrido e gerou reclamações. Em comunicado, os dragões manifestaram "estranheza pelo timing inusitado de uma comunicação relativa a fatos que já levavam mais de quatro meses de apreciação".
Otávio chegou ao clube lusitano em 2014/15. Foi encaminhado à equipe B, antes de ser emprestado ao Vitória de Guimarães, por um ano e meio. Regressou ao Dragão em 2016/17 e, desde então, tem sido cada vez mais utilizado, especialmente com Sérgio Conceição. Recentemente, o camisa 25 renovou até junho de 2026 com uma multa de 60 milhões de euros.