A Federação Gaúcha de Futebol analisa a possiblidade de discutir com os clubes uma mudança no formato da final do Campeonato Gaúcho. A ideia é aproveitar o movimento da CBF, que está liberando da primeira rodada do Brasileirão as equipes que estiverem envolvidas com as finais dos seus Estaduais, para transformar a decisão em jogo único. A proposta visa resolver o problema de calendário que hoje há com a CBF.
Com o atual formado de jogos de ida e volta na decisão, o Gauchão dependerá de uma data da Copa do Brasil que a dupla não estiver presente para realizar a partida diante do Caxias. Contudo, caso o jogo único seja aceito, o campeonato seria concluído no próximo final de semana aproveitando a dispensa dada pela CBF.
O problema para os dirigentes da FGF é que o Caxias já tem se manifestado nos bastidores no sentido de se negar a não jogar no seu estádio. O argumento utilizado pelo time do interior é que o clube conquistou uma vantagem dentro de um regulamento previamente estabelecido. O clube só aceitaria a proposta, portanto, caso o duelo ocorresse no estádio Centenário no próximo domingo.