O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, em declarações à Rádio Gaúcha, revelou que a entidade encaminhou um pedido à CBF na sexta-feira (10) para suspender todas as competições envolvendo clubes gaúchos até 27 de maio. A intenção é alinhar a paralisação dos campeonatos com a data em que os jogos das equipes do Rio Grande do Sul foram adiados.
Luciano Hocsman explicou que, após uma iniciativa liderada por Grêmio, Inter e Juventude, a FGF solicitou à CBF o adiamento do Brasileirão e outras competições nacionais com clubes gaúchos.
Embora o pedido tenha sido feito, é provável que os jogos programados para este final de semana ocorram normalmente. A FGF espera uma resposta da CBF no início da próxima semana.
Hocsman afirmou que a questão do adiamento das rodadas poderia ser decidida pela CBF sem a necessidade de aprovação unânime dos clubes no conselho técnico do Brasileirão, de acordo com entendimento jurídico na FGF. Ademais, deixou claro que os motivos são, "primeiro pelo caráter humano, pelo que estamos passando. E outro por caráter despectivo. Em algum momento, os gaúchos terão que recuperar os jogos. E queremos manter o equilíbrio da competição. Desta forma, não é uma paralisação. Mesmo que o adiamento represente isso", declarou.
Ele destacou que, embora o adiamento não altere o formato da competição, mas apenas reorganize as partidas no calendário, é importante aguardar o posicionamento da CBF para saber se será necessário convocar um conselho técnico extraordinário para deliberar sobre o assunto.