A FIFA aprovou planos para uma Copa do Mundo de Clubes expandida em 2025. O anúncio ocorreu no mesmo dia em que a Fifa confirmou os planos de expansão da Copa do Mundo para 48 seleções a partir de 2026, com 104 partidas a serem disputadas no torneio nos Estados Unidos, México e Canadá.
O formato atual do torneio - vencido pelo SCI em 2006 - envolve sete times competindo pelo título, mas o presidente da FIFA, Gianni Infantino, revelou planos em dezembro para um torneio expandido de 32 times a partir de junho de 2025 e a FIFA aprovou a proposta em sua reunião do conselho em Ruanda na última terça-feira.
O novo formato do torneio será composto por oito grupos de quatro, com as duas primeiras equipes de cada grupo avançando para a fase eliminatória. Diante da competição, a entidade máxima do futebol mundial confirmou os nove clubes atualmente classificados: Real Madrid (Espanha), Chelsea (Inglaterra), Palmeiras (Brasil), Flamengo (Brasil), Al Hilal (Arábia Saudita), Al Ahly (Egito) , Wydad Casablanca (Marrocos), Monterrey (México) e Seattle Sounders (EUA).
Como a Copa Libertadores está marcada para novembro, os clubes sul-americanos não teriam terminado suas eliminatórias a tempo de se classificar para o novo Mundial de Clubes daquele ano. A Conmebol tem direito a seis vagas. Quatro delas serão preenchidas com os campeões da Libertadores de 2021 a 2024.
As 32 melhores equipes do planeta estarão no novo Mundial de Clubes, que será disputado entre junho e julho de 2025. Ainda restam 23 lugares.
O calendário de partidas internacionais será alterado a partir de 2025, com uma pausa estendida para quatro partidas no final de setembro e início de outubro, substituindo duas janelas separadas em setembro e outubro. O corpo diretivo disse que as outras janelas - em novembro, março e junho - permaneceriam inalteradas.
As vagas atribuídas a cada federação foram as seguintes: 12 vagas para a UEFA, seis para a CONMEBOL, quatro para a AFC (Ásia), quatro para a CAF (África), quatro para a CONCACAF (América Central e do Norte), uma para a OFC (Oceania) e um para o anfitrião do torneio.