Três partidas encerraram a sexta rodada do Gauchão Ipiranga 2023, na noite desta quinta-feira (9). A vitória do Ypiranga trouxe mudanças na parte de cima da tabela. O Canarinho saltou de sétimo para a vice-liderança, acima no quesito de critérios do Internacional, com 10 pontos. O Grêmio venceu a sexta partida seguida e segue com 100% de aproveitamento. O rival do Humaitá está isolado na liderança da competição, com 18 pontos, já confirmando praticamente a vantagem nas decisões da fase eliminatória de decidir na Arena.
Na briga para sair da zona de rebaixamento, o Aimoré venceu a primeira na competição, o que ainda não foi suficiente para sair do Z-2, mas colocou o Índio Capilé mais perto desse objetivo. Em caso de vitória na sétima rodada, o Aimoré pode sair da zona de rebaixamento. Para isso, Juventude, Novo Hamburgo ou São Luiz não podem vencer seus jogos.
Esportivo e Novo Hamburgo fazem a abertura da próxima rodada, no sábado (11), às 19h, na Montanha dos Vinhedos. Mais tarde, às 20h30, o Brasil-Pel recebe o Internacional, no Bento Freitas. No domingo (12), Caxias e São Luiz se enfrentam no Centenário, às 16h. O Grêmio enfrenta o Avenida, no domingo (12), às 16h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Ainda no domingo, o Aimoré recebe o Ypiranga, no Cristo Rei, em São Leopoldo. A rodada se encerra na segunda-feira (13). São José e Juventude duelam no Francisco Noveletto, às 20h.