O portal do GE publicou um levantamento interessante levando em conta o número de vagas que sobrarão para a próxima temporada, fenômeno recorrente nos últimos anos de Campeonato Brasileiro.
Restando 14 rodadas do fim, os clubes vivem a expectativa de um aumento no número de vagas na Copa Libertadores de 2023. O G-6 pode virar até um G-9, com cenário promissor para G-8.
Para chegar a nove clubes, os brasileiros precisam ficar com os títulos da Libertadores e da Copa Sul-Americana, além de o campeão da Copa do Brasil integrar o grupo dos seis primeiros do Brasileirão.
Palmeiras, Flamengo, Athletico, Corinthians e Fluminense figuram no seleto grupo pela Série A e estão envolvidos em, pelo menos, mais uma competição mata-mata. São Paulo e Atlético-GO, que brigam por título na Sul-Americana, vivem outra realidade no Brasileiro.
O ge traçou o panorama atual e suas possibilidades. Veja abaixo:
A Libertadores tem Palmeiras, Flamengo e Athletico nas semifinais, além do Vélez Sarsfield. Verdão ou Furacão estará na final, com a vantagem atual para o Athletico após vitória por 1 a 0 na ida. Na outra, o Rubro-Negro praticamente assegurou a vaga na final com a goleada por 4 a 0 na Argentina.
O trio semifinalista ainda está presente no G-6: Palmeiras (líder), Flamengo (segundo) e Athletico (sexto).
A Copa do Brasil possui Corinthians x Fluminense e Flamengo x São Paulo nas semifinais. Apenas o Tricolor paulista não está na primeira parte da tabela do Brasileiro, na 13ª posição.
Tricolor carioca e Timão ocupam a terceira e a quarta posição da Série A, respectivamente. É importante destacar que o vice da Copa do Brasil não herda o lugar se o campeão fechar dentro do G-6. A vaga é acrescida ao Brasileirão.
A Copa Sul-Americana também ficou com quatro clubes, com um brasileiro garantido na finalíssima: Atlético-GO ou São Paulo. Melgar e Independiente del Valle fazem a outra semifinal.
Se um dos brasileiros for campeão da Sul-Americana, ainda precisará subir na tabela para abrir vaga pela Série A, mas essa projeção é mais difícil. O Tricolor está a dez pontos do Athletico, que abre o G-6. Já o Dragão briga contra o rebaixamento e é o vice-lanterna, com 22 pontos.
Com o cenário atual, existe uma forte tendência de duas vagas se abrirem através da Libertadores e Copa do Brasil. Assim, o G-6 se tornaria G-8.Atlético-MG (36 pontos), Santos (34), Goiás (32) e América-MG (32) brigam diretamente por G-6.
Os seis melhores do Brasileirão que não forem para a Libertadores vão garantir a vaga na Sul-Americana de 2023. Atualmente, as vagas vão do sétimo ao 12º colocado. Caso o G-6 vire G-9 para a Libertadores, as vagas na Sula irão do 10º ao 15º do Brasileirão.
Caso um clube obtenha acesso à Libertadores de 2023 através de uma das duas competições continentais (na hipótese de conquistar a Libertadores de 2022 ou a Sul-Americana de 2022) e também por intermédio de uma das competições nacionais (Brasileirão 2022 ou Copa do Brasil de 2022), este clube ocupará a vaga destinada à Conmebol, com a vaga 6 oriunda do Brasileirão 2022 ou da Copa do Brasil 2022, conforme o caso, sendo repassada ao clube melhor colocado no campeonato, excluídos os clubes já classificados.
Caso um clube obtenha acesso à Libertadores de 2023 através da Copa do Brasil e também por intermédio do Brasileirão, este clube ocupará a vaga destinada à Copa do Brasil, com a vaga oriunda do Brasileirão sendo repassada ao clube melhor colocado no campeonato, excluídos os clubes já classificados.