A partir de 19 de setembro, oito clubes irão lutar pelo sonho do título do Campeonato Gaúcho Feminino 2021. Os times serão divididos em dois grupos, com jogos em turno e returno, totalizando seis rodadas na fase inicial.
Os dois melhores de cada chave passam para as semifinais, a serem disputadas em partidas de ida e volta. A decisão do terceiro lugar e a grande final serão realizadas em jogo único.
Todos os jogos serão transmitidos pela FGF TV.
Grupo A: Grêmio, Brasil (Farroupilha), Pelotas e Guarany (Bagé)
Grupo B: Internacional, Juventude, Flamengo (Tenente Portela) e Elite (Santo Ângelo)
O Gauchão Feminino tem como atual campeão o Inter, que venceu o Grêmio no ano passado na final disputada na Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha.
Desde a retomada do futebol feminino, ocorrida em 2017, o Inter conquistou três dos quatro Gauchões já disputados. A primeira taça veio logo no primeiro ano da modalidade, e foi conquistada, no Beira-Rio, em cima do Grêmio. O rival também foi superado nas finais de 2019 e 2020, encerradas com vitórias por 4 a 2 e 2 a 1.
Nova marca
O Gauchão Feminino tem, a partir da edição 2021, uma nova identidade visual e um novo slogan. A marca traz as cores da bandeira do Rio Grande do Sul para reforçar a importância do incentivo ao futebol local. A grande novidade são os raios de sol, que representam o brilho, a força e a união da mulher. O slogan traz os dizeres: "campeãs de uma mesma paixão".
O Departamento de Marketing da FGF e o presidente da FGF, Luciano Hocsman, trabalharam em conjunto com a designer argentina Evelyn Sileone. Dona de um extenso currículo, Sileone tem mais de dez anos de experiência e já desenvolveu trabalhos para outras grandes instituições e eventos, como Boca Juniors, Lollapalooza, Cerveja Corona e Disney.