O Inter largou em vantagem nas semifinais do Gauchão Feminino. Neste domingo (10), as Gurias Coloradas venceram o Juventude por 2 a 1 na partida de ida, realizada na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada. Os gols foram marcados pelas uruguaias Julieta Morales e Belén Aquino para as alvirrubras; enquanto Emmily Karla descontou para os visitantes. O jogo de volta entre Saci e Papo acontece na sexta-feira (15), às 17h, no Sesi Caxias do Sul. No outro duelo válido pela semifinal da competição, o Grêmio venceu o Brasil de Farroupilha por 6 a 0.
Mesmo com a tarde quente na região metropolitana de Porto Alegre, a partida começou movimentada, com as Gurias quase abrindo o placar logo aos dois minutos, após cobrança de escanteio, Belén Aquino devolve para Katrine, que arriscou uma finalização de fora da área e a bola passando raspando o travessão do gol defendido por Cláudia.
Impondo marcação alta no campo rival, a equipe comandada por Jorge Barcellos começou a achar espaços com Belén Aquino, que sofreu algumas faltas consecutivas na faixa dos 10 minutos, inclusive, obrigando a goleira adversária a fazer uma interferência em dois tempos em uma cobrança perigosa.
O ritmo do jogo era intenso, com disputas na faixa do meio-campo, porém aos 23 minutos, Marzia encontra um lindo cruzamento na medida para Julieta que com apenas um toque, mata a goleira Cláudia e abre o placar para as Gurias no CT Morada dos Quero-Queros.
No decorrer da etapa inicial, o Clube do Povo foi encontrando espaços em jogadas individuais, principalmente com Belén Aquino, que arriscou uma finalização de fora da área perigosa aos 35 minutos e aos 44, consegui ajeitar com qualidade, mas Julieta não conseguiu o chute, que acabou saindo fraco, para uma defesa de segurança da goleira Claudia, que teve um primeiro tempo muito movimentado.
A etapa final começou parecida com a primeira, com a equipe colorada pressionando o Juventude no campo de ataque, no entanto, o time da Serra Gaúcha começou a tentar achar espaços com lançamentos longos nas costas da defesa alvirrubra, entretanto, Tainá fez boas saídas do gol, evitando riscos maiores à meta da Academia do Povo.
O jogo começou a ficar mais aberto, com os dois times encontrando espaços em jogadas de velocidade, em uma dessas fugidas, Belén Aquino venceu a defensora e foi parada por Thalita com falta, resultando em cartão amarelo para a atleta jaconera. A camisa 11 colorada foi muito participativa no duelo, encontrando espaços entre as linhas do esquema montado por Luciano Brandalise e criando chances para as Gurias.
Aos 17 minutos, a grande partida da uruguaia foi premiado um belo gol: Gabi Morais começou a jogada partindo em velocidade e servindo Julieta, que assumiu o papel de camisa 10 e com um passe, quebrou a defesa adversária e encontrou Belén Aquino, que chegou finalizando para marcar o segundo do Clube do Povo na semifinal do Campeonato Gaúcho.
Após o tento colorado, o calor começou a se tornar um fator determinante para o ritmo da partida. Marzia foi substituída por Zóio devido ao cansaço e era nítido que o Juventude estava sentindo até mais que o Inter o clima na tarde em Alvorada, portanto, a Academia do Povo conseguiu dominar o meio-campo e ditando a frequência das jogadas e intervenções do confronto.
Entretanto, aos 46 minutos, Lari Sanchez ajeita para Emmily Karla, que finaliza e surpreende a goleira Tainá. Na sequência, a equipe da Serra Gaúcha começou a pressionar o Colorado buscando o empate, mas sem sucesso. As Gurias quase ampliaram o placar aos 50 minutos, quando Pati Llanos acertou uma bola no travessão.
Ficha técnica:
Internacional (2): Tainá; Tamara, Bruna Benites, Isa Haas e Katrine; Capelinha, Marzia (Zóio), Gabi Morais (Analuyza) e Letícia Monteiro (Pati Llanos); Belén Aquino (Chú Santos) e Julieta. Técnico: Jorge Barcellos.
Juventude (1): Cláudia; Grazi, Beta, Bell Silva e Tayane; Alice, Lari Sanchez, Kety (Yasmin) e Greyce (Emmily Karla); Thalita (Alessandra) e Thawanne (Milena) (Juliana). Técnico: Luciano Brandalise.
Gols: Julieta, aos 23’/1ºT (I), Belén Aquino, aos 17’/2ºT (I) e Emmily Karla, aos 46’/2ºT (J)
Cartões amarelos: Katrine (I), Thalita (J), Alice (J), Marzia (I)
Arbitragem: Anderson da Silveira Farias apita, auxiliado por Vinicius Simas Junqueira e Valdeir Florencio Paiva. Trio da Federação Gaúcha de Futebol.
Estádio: CT Alvorada (Morada dos Quero-Queros).