A Globo anuciou nesta quarta-feira que realizou os acordos com as Federações Gaúcha e Mineira de Futebol para transmissão dos jogos dos estaduais por duas temporadas. Os direitos são válidos para todas as plataformas. Para o Campeonato Gaúcho, o contrato tem exclusividade para todas as 72 partidas do torneio, com transmissão na TV aberta, através da RBS, afiliada da TV Globo, no sportv, no Premiere e no ge.
A competição começa no dia 26 (quarta-feira), às 16h, com a partida Juventude x Internacional, no Alfredo Jaconi. A tabela detalhada será divulgada nos próximos dias.
Para o presidente da FGF, Luciano Hocsman, a parceria com o Grupo RBS reforça a valorização da competição: "O Campeonato Gaúcho está entre as principais competições do calendário nacional. É um campeonato extremamente importante, no qual todas as equipes demonstram interesse em conquistá-lo. É sempre uma responsabilidade grande organizar uma competição do tamanho do Gauchão. Esperamos que seja um campeonato à altura da força e tradição do futebol gaúcho. Eu e toda a direção da FGF ficamos muito felizes em contar mais uma vez com a parceria do Grupo RBS".
O gerente-executivo de Esportes do Grupo RBS, Tiago Cirqueira, também ressalta a satisfação da empresa em transmitir mais um ano a competição: "Viver as histórias, inserir o torcedor dentro do estádio, impactar as comunidades que fazem o futebol existir em cada cidade. A partir do Gauchão, o Esporte da RBS pretende proporcionar aos gaúchos e às gaúchas a renovação da relação de pertencimento e reforço de identidade que o campeonato permite. A responsabilidade de novamente podermos produzir conteúdos, gerar experiências e transmitir os jogos a todo o Estado nos orgulha, bem como a parceria com a FGF e os clubes. E um pedido: divirtam-se junto conosco ao viver o Gauchão".
Em 2022, os assinantes Premiere terão disponíveis jogos dos campeonatos Gaúcho, Mineiro, Paulista e Pernambucano, além das principais competições nacionais, como as Séries A e B do Brasileirão e a Copa do Brasil.
A competição terá o mesmo regulamento da última edição, com a inversão do mando de campo dos jogos na fase classificatória. Todos os 12 clubes jogam entre si em turno único. Os quatro melhores avançam para a semifinal em jogos de ida e volta, assim como na final - sem o critério do gol qualificado. Após o término da fase classificatória, os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série A2. A previsão de término do estadual é 2 de abril.