Grande mudança nas regras de pênaltis daqui alguns meses

Texto por Colaborador: Redação 25/03/2023 - 01:54

Os goleiros que gostam de praticar a arte do jogo nas cobranças de pênaltis logo descobrirão que seu trabalho está prestes a ficar muito mais difícil.

Isso porque o International Football Association Board (IFAB) definiu uma série de mudanças nas regras antes da nova temporada europeia, que inclui o que um goleiro pode e não pode fazer em uma cobrança de pênalti. E distrair o cobrador do pênalti está aparentemente fora de questão.

Conforme disposto no relatório de alterações da lei do IFAB 2023/24, a Lei 14 'O pênalti' estabelece: "Esclarecimento de que o goleiro não deve se comportar de maneira que não demonstre respeito pelo jogo e pelo adversário, ou seja, distraindo injustamente o cobrador."

Um esclarecimento adicional sobre a regra alterada diz: "O goleiro defensor deve permanecer na linha de gol, de frente para o cobrador, entre as traves, sem tocar nas traves, no travessão ou na rede, até que a bola seja chutada. O goleiro não deve se comportar de maneira forma que distrai injustamente o executante, por exemplo, retardar a execução do chute ou tocar nas traves, travessão ou rede do gol."

A decisão de atualização significa que as táticas comuns dos goleiros, como bater as chuteiras contra a trave ou 'quicar' a trave, serão proibidas. Distrair o cobrador pode ser interpretado de várias maneiras diferentes, mas as artimanhas do goleiro argentino Emi Martinez na Copa do Mundo do Catar provavelmente não resistiriam ao escrutínio da mudança na lei.

A regra de pênalti atualizada foi um dos nove ajustes nas leis do jogo, que também incluiu uma explicação atualizada da regra de impedimento. A redação adicional esclarece as diretrizes para distinguir entre 'jogo deliberado' e 'deflexão' com base na expectativa de que um jogador que está claramente em posição de impedimento não deve ficar em jogo em todas as ocasiões em que um adversário se move e toca a bola.

As mudanças na regra do pênalti parecem favorecer fortemente os cobradores de pênaltis, com os goleiros agora tendo que encontrar maneiras diferentes de entrar na mente dos adversários a 12 metros. As novas regras do IFAB estão definidas para entrar em vigor a partir de 1º de julho de 2023.

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

228 pessoas já votaram