Após o rebaixamento do Grêmio em 2021, uma longa e rara pausa faz com que o primeiro Gre-Nal de 2023 ocorra após 11 meses sem embate entre os dois titãs gaúchos.
Com muitas peças novas, tanto colorados como gremistas terão vários estreantes no próximo domingo, na Arena, às 20h, pela 10° rodada do Gauchão.
Pelo lado vermelho, uma série de novatos estarão em campo no Humaitá. Entre titulares importantes da equipe de Mano Menezes, o goleiro Keiller, o zagueiro Vitão, o lateral-esquerdo Renê, o meio-campista De Pena e os atacantes Wanderson e Pedro Henrique, farão o seu primeiro clássico diante do Grêmio. Para fechar os prováveis estreantes, o time do SCI tem uma dúvida entre Johnny e Baralhas. O segundo nunca atuou no Gre-Nal e, caso seja titular, será o sétimo novato em campo. Se Johnny for escolhido por Mano Menezes, o colorado terá um atleta que já esteve em campo no clássico antes.
Pela equipe de Renato Portaluppi, somente três já estiveram em campo na disputa de um Gre-Nal, sendo eles: os zagueiros Bruno Alves e Kannemann, além do volante Bitello. No restante, o time todo seria de estreantes: Adriel, Reinaldo, João Pedro, Pepê, Cristaldo, Carballo, Vina e Suárez.