O Internacional fez história neste sábado ao vencer o Grêmio por 1 a 0, no Beira-Rio, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além de garantir três pontos importantes na competição e consequente luta pela Libertadores, o clássico Gre-Nal 443 trouxe registros históricos que reforçam a superioridade recente do Colorado sobre seu maior rival.
Com o gol decisivo, Rafael Borré se tornou o primeiro jogador colombiano a balançar as redes em um Gre-Nal com o manto vermelho, escrevendo seu nome na história do clube. O atacante, que era considerado inferior a Braithwaite na maioria dos debates, anotou seu 9° gol na temporada, igualando aos goleadores na temporada até aqui Wesley e Enner Valencia.
A vitória também marcou o quarto triunfo consecutivo do SCI sobre o Grêmio, uma sequência que não ocorria há 15 anos. A última vez que o Colorado havia emplacado quatro vitórias seguidas no clássico foi entre 2008 e 2009, quando venceu o rival por 4x1 no Brasileirão de 2008, e três vezes por 2x1 no Gauchão de 2009.
Por fim, a nível individual foi o primeiro Gre-Nal do técnico Roger Machado pela lado vermelho da rivalidade, após 32 clássicos pelo lado azul. E ainda o primeiro de Edenilson pelo Tricolor no Beira-Rio, após anos ventindo a camisa do Inter.
O resultado não só confirma a boa fase do time de Roger Machado - de chega a 10 jogos de invencibilidade - como também aumenta a confiança para a reta final do Brasileirão.