Com novidades em campo, as Gurias Coloradas estrearam no Campeonato Gaúcho 2023 com 3 x 0 sobre o Brasil de Farroupilha jogando no SESC Protásio Alves. Com dois gols da estreante Letícia e outro de Djeni Becker, as Gurias Coloradas passaram boa parte da partida esbarrando na grande atuação da goleira do Brasil de Farroupilha, Gaby.
As Gurias Coloradas estabeleceram o ritmo do confronto da manhã de 20 de setembro. Desde o início da partida, com um alto volume de jogo, a equipe sob o comando do técnico estreante Lucas Piccinato ocupou o campo ofensivo, criando situações de perigo para a defesa do Brasil de Farroupilha.
Através de alternâncias entre Analuyza e Fabíola Sandoval nas laterais, a defesa adversária teve dificuldades para conter a marcação, e a goleira Gaby precisou intervir diversas vezes na meta da equipe da serra. Aos 30 minutos do primeiro tempo, Analuyza driblou três jogadoras do Brasil, mas teve seu chute bloqueado pela zagueira Kattu.
Aos 39 minutos, Eskerdinha cruzou para Analuyza, que dominou no peito e chutou com a esquerda, mas a bola acabou indo por cima do gol adversário. Em seguida, aos 40 minutos, o Brasil de Farroupilha marcou em uma cobrança de falta da camisa 10, Gabriele. Ela chutou diretamente para o gol, e Gabi Barbieri espalmou a bola por cima do gol das Gurias Coloradas.
No início da segunda etapa, Fabíola Sandoval foi acionada na ponta direita, tentou o cruzamento, mas foi bloqueada por uma defensora do Brasil de Farroupilha. Em uma série de dois escanteios, Gaby fez duas defesas difíceis, indicando que o ritmo da segunda etapa seria semelhante ao do primeiro tempo.
Com a entrada de Djeni Becker aos 9 minutos, substituindo Patti, as Gurias Coloradas ganharam mais qualidade nas finalizações e nas bolas paradas. Aos 16 minutos, Djeni recebeu a bola na entrada da área, passada pela estreante Soll, e chutou com perigo por cima do gol.
Antes do apito final da primeira etapa, Analuyza arrancou pelo lado esquerdo, driblou três adversárias e passou a bola rasteira para Letícia, que tocou sutilmente para vencer a goleira Gaby.
Para aumentar a pressão das Gurias Coloradas, a zagueira Isadora Haas se aventurou no ataque e, ao receber a bola na entrada da área, soltou um forte chute de perna direita que acertou o travessão.
Aos 32 minutos, Djeni cobrou uma falta da intermediária e encontrou Isadora Haas livre na pequena área. No entanto, a defensora do Inter não conseguiu direcionar bem o cabeceio, mandando a bola diretamente para a linha de fundo.
Continuando a pressionar a defesa do Brasil de Farroupilha e sem sofrer grandes ameaças em sua própria defesa, as Gurias Coloradas marcaram o segundo gol em uma jogada pelo lado direito de Tamara, aos 33 minutos. Ela avançou até a linha de fundo e fez um cruzamento para trás. A zagueira Kattu não conseguiu cortar, deixando a bola para Letícia, que finalizou com a perna esquerda, sem chances para Gaby.
Nos acréscimos, Djeni recebeu a bola dentro da área e foi empurrada por trás pela meio-campista Paola, resultando em um pênalti assinalado pelo árbitro Geisson Garcia da Silva. A própria Djeni foi para a cobrança, enganando a goleira Gaby do Brasil de Farroupilha e convertendo o pênalti.