Embora a tragédia no Rio Grande do Sul tenha claramente impactado severamente o planejamento colorado na temporada, algumas explicações, todavia, começam a parecer muito mais como desculpas do que qualquer outra coisa.
Isso porque conforme levantamento do GE divulgado na terça-feira, a equipe de Eduardo Coudet é a terceiro que mais descansou entre os 19 rivais de Série A no ano, com 7.648 minutos, somente atrás de Criciúma e Juventude.
Em um calendário apertado que impõe pouco tempo de descanso entre as partidas de todos os campeonatos disputados por cada equipe da elite, o pouco período entre os compromissos é tema constante de reclamação de treinadores e dirigentes dos clubes da Série A.
Time com mais jogos na temporada (45 partidas), o Fortaleza é quem menos descansa neste ano e também desde o início do Campeonato Brasileiro. Uma média 5.530 minutos entre os jogos, considerando o calendário todo, ou 5.309 minutos desde o início do Brasileirão.
Líder do Brasileirão, o Flamengo joga um jogo a cada 5.988 minutos em média desde o início do torneio e aparece como o terceiro time com menos descanso no período. Veja a lista completa abaixo: