Separados por apenas dois pontos, o segundo colocado visitou o terceiro da fase classificatória do Gauchão 2023 pela primeira semifinal na tarde deste sábado, em um Centenário que mais parecia o Gigante, dado o forte apoio dos colorados presentes. Com uma formação surpreendente - tendo Johnny e Pedro Henrique entre os XI - graças as saídas de De Pena e Wanderson, a ideia de Mano Menezes era sustentar um meio de campo mais coeso, visando segurar o ímpeto ofensivo dos comandados de Thiago Carvalho. Na prática, porém, um Colorado que praticamente não abasteceu Luiz Adriano teve dificuldades nos 45' iniciais, enquanto procurou atacar mais na etapa final mas sem grande sucesso, trazendo o empate para decidir em Porto Alegre.
A etapa inicial contou com um Caxias tendo a bola e o Inter explorando os contra-ataques. Abrindo o placar logo nos primeiros minutos, em lance bobo de mão dos donos da casa, o SCI na sequência jogou muito pouco frente um Grená dominante, que empatou e incomodou à meta de Keiller. Com uma saída de jogo atrapalhada pelos pés de Matheus Dias, o Caxias quase virou, ainda que os alvirrubros quase marcaram em belo lance de Luiz Adriano para PH, que driblou o goleiro e botou para fora. No total, 5 finalizações alvirrubras contra 4 da esquadra serrana.
No retorno dos vestiários, Mano mudou a meia-cancha vermelha com a entrada de De Pena e o jogo demorou para sair do marasmo. Depois dos 20', todavia, ambos os lados começaram a criar chances claras: o Inter com Alan Patrick e Wanderson 2x, o Caxias com Peninha. Mais desgastado, o Grená mudou de postura depois do intervalo, apostando nos contra-ataques enquanto os alvirrubros mantinham a bola, sem grande eficiência e muita lentidão, um problema recorrente em 2023. No geral, 14 disparos vermelhos e 7 adversários dão o tom de um empate que pode ser considerado justo, ainda que qualquer um dos lados poderia ter saído com a vitória. Mesmo assim, o Clube do Povo tem a faca e o queijo na mão para vencer sob seus domínios e manter viva as chances de título, soterradas desde 2016.
O Saci agora terá novamente a semana livre para se preparar para encarar o Caxias no próximo domingo, no Beira-Rio, às 18h.
LANCES DO JOGO
DESTAQUE POSITIVO: ALAN PATRICK
FICOU DEVENDO: MATHEUS DIAS E BUSTOS
FICHA TÉCNICA & CURIOSIDADES