Texto por Colaborador: Redação 05/01/2026 - 02:30

O cenário para 2026 coloca o Internacional em vantagem sobre o Grêmio na busca por montar um time competitivo. A análise é do jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, durante participação na Rádio Gaúcha. Para o comunicador, o Colorado sofreu principalmente com um departamento médico sobrecarregado em 2025, enquanto o Tricolor enfrentará o desafio de reconstruir seu plantel praticamente do zero.

O panorama apresentado pelo comentarista destaca que, apesar das dificuldades vividas pelo Colorado no ano anterior – incluindo a troca de comando técnico e o drama do rebaixamento evitado in extremis –, o clube possui base mais sólida para a próxima temporada. A compra definitiva de Carbonero surge como exemplo dessa estrutura mantida.

"Eu acho que a crise do Inter passou muito pelas lesões do meio do ano, pela quantidade enorme de lesões e aí o Roger acabou saindo. As escolhas do Inter foram ruins e acabou sendo salvo no último jogo, mas acho que o Inter tem um elenco para ser mais forte do que foi no ano passado, mesmo sem ter tanto investimento. Agora comprou o Carbonero definitivamente, e o Grêmio tem que fazer um renascimento de trabalho", afirmou PVC, conforme recuperado pelo portal Resistência Colorada.

Castro terá missão de reconstrução

A grande diferença, segundo a ótica de PVC, reside no volume de trabalho pela frente. Enquanto Paulo Pezzolano encontrará um grupo relativamente estruturado no Beira-Rio, Luís Castro precisará praticamente reinventar o time gremista, tarefa que demandará tempo e paciência.

O jornalista reconhece os méritos do técnico português, mas alerta para a natureza gradual do processo que ele enfrentará na Arena.

"Eu acho que o Inter está mais perto de ter um time competitivo porque o Grêmio vai ter que refazer o seu time. É verdade que refez durante o período do Mano Menezes, houve resistência no final do período do Mano Menezes, havia resistência de parte da torcida. Depois da eleição, o primeiro sinal é que o Mano permaneceria, até porque a reação do Grêmio foi construída por uma melhora, por correções do elenco mal montado com o Quinteros no começo do ano e agora vai ter que montar um time com a afeição do Luís Castro, que é um técnico com muita competência, mas com um trabalho de médio e longo prazo."

Categorias

Ver todas categorias

Pezzolano é um acerto do Inter para 2026?

Sim

Votar

Não

Votar

18 pessoas já votaram