Assim como no profissional, as Gurias Coloradas perderam a final do Gauchão Feminino, só que pelo Sub-17. A conquista inédita do rival veio após a vitória sobre o Inter por 5 a 4 nos pênaltis, após triunfo por 2 a 0 no tempo normal, na manhã de domingo (24), pelo jogo de volta da final, disputado no Complexo Esportivo Ulbra. Como o duelo de ida terminou com vitória Colorada por 1 a 0 e o regulamento do Estadual não prevê saldo de gols na final, o título foi decidido nos pênaltis. Com a bola rolando, os gols do Grêmio foram marcados por Julia Martins e Maria.
Precisando da vitória para levar a decisão para os pênaltis, as Gurias Gremistas começaram no ataque. Aos seis minutos, Maria arriscou de fora da área e a bola passou raspando a trave. As Gurias Coloradas responderam aos 17. Laura cobrou escanteio, Katyguria chutou forte e Nathy segurou firme. Na segunda etapa, o Grêmio voltou pressionando em busca do gol. Aos quatro, Gisele foi derrubada por Laura dentro da área. Pênalti. Julia Martins cobrou e abriu o placar. Pouco depois, uma confusão resultou na expulsão de Eduarda Santana, do Inter, e Julia Martins, da equipe Tricolor, deixando os dois times com uma jogadora a menos. Aos 10, Gisele cruzou da direita e Maria finalizou para as redes, ampliando a vantagem. Com o resultado, a decisão do título foi para os pênaltis.
Nas penalidades, as Gurias Gremistas marcaram com Helô, Laura, Mari Menalda, Maria e Gisele. Na última cobrança da série, a goleira Nathy defendeu o chute de Pietra e garantiu a conquista para o Grêmio.
via FGF