Classificado para as semifinais do Campeonato Gaúcho na terceira colocação - após um começo ruim e perdendo para sub-20 do Inter na 1° rodada - o Juventude se recuperou e garantiu a vaga na última rodada, no último sábado. Somando quatro jogos de invencibilidade no Estadual o clube da Serra terá agora pela frente o Internacional, em um duelo conhecido para ambos os lados. Marcelo Barbarotti, diretor-executivo da equipe de Caxias, avaliou o embate em entrevista ao Pioneiro.
"A gente sempre falou que o Campeonato Gaúcho é nosso balizador. Teremos dois jogos. Serão jogos de Série A. Esperávamos muito ter esse termômetro contra um time grande como o Inter. Será um grande teste para todos. Estamos numa crescente. Vamos ter jogos do tamanho de uma Série A. Esperamos fazer dois bons jogos e quem sabe beliscar uma final (...) A gente falou desse assunto, porque fazia tempo que o Juventude não chega na semifinal. Nós somos a terceira força do Estado e era nossa obrigação. Mesmo com início não tão bom, falávamos que era obrigação nossa classificar. A classificação era para ser mais tranquila com os pontos do jogo contra o Esportivo".
No mesmo tom, o técnico Marquinhos Santos avaliou o confronto: "Serão jogos de Série A. Será uma oportunidade única. Os quatro classificados são postulantes ao título. Temos que valorizar o vestiário e o grupo de atletas que tem sido guerreiro".
Depois de cinco anos, o Juventude voltará a disputar uma semifinal do Campeonato Gaúcho. A última vez aconteceu em 2016, quando perdeu a decisão para o Inter de Argel.