A liga espanhola não está satisfeita com o plano da Fifa de um novo formado de Mundial de Clubes maior e diz que isso faria mais mal do que bem.
“A Fifa só leva em conta um pequeno grupo de clubes e jogadores, quando no futebol profissional existem muitas ligas profissionais, milhares de clubes e jogadores que não participam dessas competições internacionais”, disse a liga espanhola no sábado.
“A Fifa parece esquecer isso e só pensa em alguns, sem saber o impacto para todos no futebol profissional.”
Um dia depois de o presidente da Fifa, Gianni Infantino, apresentar sua visão de um Mundial de Clubes com 32 equipes em 2025, a liga espanhola disse que esta e outras decisões da Fifa “tomadas unilateralmente e sem aviso prévio em relação ao calendário com novos torneios internacionais prejudicam irreversivelmente todo o ecossistema do futebol. ”
A edição de 2021, vencida pelo Chelsea, envolveu sete equipes.
Infantino, falando na Copa do Mundo no Catar, disse que a Copa do Mundo de Clubes de 32 times “vai em frente, tornando-a realmente como uma Copa do Mundo”.
A liga espanhola disse que consideraria tomar medidas legais “para impedir o Mundial de Clubes com o formato anunciado”.
O Fórum das Ligas Mundiais já havia feito reclamações semelhantes sobre não ter sido consultado antes de Infantino anunciar os planos. Uma Copa do Mundo de Clubes expandida também foi questionada pelo sindicato global de jogadores FIFPRO como sendo prejudicial à saúde dos jogadores.