A Liga Forte União (LFU) expressou apoio à paralisação do futebol brasileiro devido aos impactos das intensas chuvas no Rio Grande do Sul. A solicitação foi feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) após um pedido do Governo Federal, através do Ministério dos Esportes.
A CBF instou os clubes a se manifestarem após receber o pedido do Ministério dos Esportes. Em comunicado aos clubes filiados, a entidade solicitou uma posição urgente sobre a recomendação de paralisação.
O pedido do Governo Federal, assinado pelo ministro André Fufuca (PP-MA) e endereçado ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, refere-se ao Estado de Calamidade Pública declarado no Rio Grande do Sul. O documento solicita a suspensão do Campeonato Brasileiro em resposta à situação no estado.
A CBF acatou o pedido, adiando os jogos dos clubes gaúchos em competições nacionais de futebol masculino e feminino até 27 de maio. O presidente da entidade pretende se reunir com os clubes para discutir e analisar a situação.