O projeto de excelência conduzido pelo Futebol Feminino do Inter não faz sucesso apenas no Brasil. Comandante das Gurias Coloradas desde 2019, Maurício Salgado foi convidado para conceder entrevista exclusiva ao FIFA+, na qual teve sua trajetória à frente do Internacional exaltada pelos títulos conquistados, as jogadoras reveladas e a consistência apresentada – capaz de bater de frente com as mais longevas potências da modalidade no país.
A histórica campanha colorada no Brasileirão de 2022 foi o primeiro assunto abordado pela equipe do FIFA+ durante a entrevista com Maurício. Finalista da competição, o Inter disputou os dois jogos de maior público na história do futebol feminino nacional, e garantiu classificação inédita para a Libertadores de 2023. Os feitos atingidos, de acordo com o comandante, são motivo de grande orgulho para todos que fazem parte do dia a dia das Gurias.
“Foi um grande orgulho para nós, um sentimento de conquista. Primeiro, porque os times de São Paulo são muito poderosos. Quando começamos esse projeto, o objetivo era estabelecer o Inter entre as grandes forças do país. E foi um processo de construção, que nós pensamos que levaria anos. Então, chegar à final do Brasileirão e se classificar para uma competição gigante como a Libertadores foi algo que deixou todos nós extremamente felizes e orgulhosos.”
O Inter abriu 2023 com mudanças no elenco e continuidade do êxito nos resultados. Passadas oito rodadas do Brasileirão, por exemplo, as Gurias estão na quarta posição, com 19 pontos, apenas dois a menos do que a líder Ferroviária. Para seguir em alto nível, apesar dos nomes que saíram e das novas contratadas, Maurício destacou a ambição do grupo de jogadoras, formado por muitas atletas reveladas pela base colorada.
“Sabemos onde estamos. Nosso maior foco é trabalhar nas categorias de base. Conquistamos grandes resultados nas categorias de base e, o mais importante, desenvolvemos muitas jogadoras para principal. Mas, como eu disse, temos uma palavra-chave: ambição. No último ano, chegamos à final do Brasileiro. Nesse ano, queremos um sucesso semelhante. E, em 2023, vamos disputar a Libertadores pela primeira vez. Isso é muito importante para o Inter. Estamos determinados a fazer uma campanha muito boa e lutar por esse título de prestígio.”
Conhecido no futebol feminino brasileiro pelo apelido de ‘Bari’, Maurício também discorreu a respeito da recente criação da Copa do Mundo Feminina de Clubes da FIFA, compartilhou suas expectativas para o Mundial de Seleções, cuja disputa está prevista para o próximo mês de julho, e destacou as ambições que nutre para a sequência de sua carreira.
Confira aqui a entrevista completa.