O Inter vai no caminho inverso de grande parte dos clubes brasileiros. Após apostar três temporadas seguidas em técnicos estrangeiros (2020, 2021 e 2022) e fracassar, o Colorado vê muitos rivais da Série A anunciando treinadores "gringos" para a temporada de 2023.
Até o momento, seis clubes da elite nacional possuem técnicos portugueses, são eles: Flamengo (Vítor Pereira), Palmeiras (Abel Ferreira), Bahia (Renato Paiva), Botafogo (Luís Castro), Cuiabá (Ivo Vieira), Bragantino (Pedro Caixinha). Além disso, outras duas equipes tem treinadores argentinos: Fortaleza (Vojvoda), Atlético-MG (Coudet). O Cruzeiro, com Pezzolano, é o único time com comandante uruguaio.
Desta forma, 45% dos clubes da Série A possuem comandantes estrangeiros, uma marca significativa em comparação com as temporadas anteriores. No entanto, apenas dois treinadores estão com mais de um ano de trabalho no Brasil: Abel Ferreira, do Palmeiras, e Vojvoda, no Fortaleza. Os outros, até o momento, não ultrapassaram a barreira de 12 meses no Campeonato Brasileiro (segundo dados do Coluna do Fla).
Depois de apostar em Coudet, Miguel Ramirez, Aguirre e Alexander Medina, o Clube do Povo volta a iniciar uma temporada com um conhecido dos gaúchos, Mano Menezes, repetindo o ocorrido somente 2019, quando Odair Hellmann abriu a temporada.
Série A já tem 9 técnicos estrangeiros pra 2023
— Pedro Vieira ???????? (@PedroVieira_25) December 8, 2022
???????? Abel Ferreira (Palmeiras)
???????? Vítor Pereira (Flamengo)
???????? Renato Paiva (Bahia)
???????? Luís Castro (Botafogo)
???????? Ivo Vieira (Cuiabá)
???????? Pedro Caixinha (Bragantino)
???????? Vojvoda (Fortaleza)
???????? Coudet (Atlético-Mg)
???????? Pezzolano (Cruzeiro) pic.twitter.com/GFNqYK66nY