Os jornalistas do UOL Juca Kfouri e Menon analisaram o potencial dos principais clubes do país neste início de Campeonato Brasileiro 2023. No caso do Internacional, mesmo com o vice-campeonato na temporada passada, as expectativas são as seguintes:
Menon: "O desempenho do Inter vai ser qual? depende, depende e depende. Depende do Enner Valencia: ele vai chegar mesmo? vai chegar para ser o contraponto do Suarez no arqui-rival? O Aranguiz vai ter o rendimento como da primeira vez ou já está em declínio como seu compatriota Artur Vidal no Flamengo? O norte-americano Johnny será que vai render de uma vez ou vai continuar sendo uma promessa? PH vai ser um grande artilheiro este ano, vai manter esse nível ou vai cair também, vai se concretizar como grande jogador ou não? Então são muitas incertezas, são muitos poréns nessa questão do Inter. Do jeito que está o Inter, acho que é time para 8° lugar ou 10°. Se tudo der certo pode até chegar pela Libertadores, mas pelo título não."
Juca: "Como o Corinthians, o Inter também decepcionou no estadual. Ano passado foi vice-campeão brasileiro, surpreendentemente, esse ano como será? O Mano tem lá o seu jeito de jogar, consegue extrair de seus jogadores em regra bons resultados, principalmente em torneios de longo curso, mas não é um time confiável ainda, pelo menos não é o que a gente pode constatar nesse momento. Apostou de novo em Luiz Adriano, como em Alan Patrick, que vem jogando bem, fez escolhas entre jogadores estrangeiros, Pena, é um bom jogador, Aranguiz, é outro que está de volta, então a gente fica meio assim sem saber o que esperar do Inter. Será que vai surpreender de novo ou vai fazer uma campanha pro bloco intermediário apenas? Porque no Rio Grande do Sul permitiu ao Grêmio ser hexa, isso dá medida da irregularidade ou da regularidade pra baixo do Colorado."