A situação do Inter parece clara após pouco mais de 4 meses de temporada: se seguir nesse caminho, o segundo rebaixamento da história - em nem 6 anos - nos aguarda. Com atuações simplesmente lamentáveis em todos os aspectos - inflados por resultados que apenas deflagram a inexistência coletiva do trabalho de Alexander Medina - não faltam mais alertas vindos da imprensa. Se antes apenas alguns jornalistas ou comunicadores defendiam essa tese, agora, após nova apresentação inqualificável, não há quem duvide dessa possibilidade. Confira algumas análises da mídia após 9 de Octubre 2x2 Inter, ultrapassados quase 15 dias de nova "mini pré-temporada" para o comandante charrua:
NANDO GROSS: "Talvez um monte de pessoas estejam pensndo a mesma coisa: que é a possibilidade concreta do Inter ser rebaixado. Pensem ai: quem está jogando menos que o Inter da Série A? Quem joga menos que o Inter nesse momento?
Cuesta já foi torrado, o Dourado já foi torrado e vai ser um por semana. O Medina teve 14 dias para treinar. O Cabral falecido meu amigo diria que time ruim quanto mais treina aprimora a ruindade. E tu não vê jogo, futebol, não vê evolução. Não é julgar por uma partida. O Medina teve pré-temporada, as contratações atuais estão passando por ele, e olha o resultado gente? Foi eliminado para o Grêmio que tem um time pequeno, da Série B, toma 3 a 0, cai para o Globo na primeira fase, um time da quarta divisão, ai ele pega o 9 de Octubre que é um time pequeno do Equador, que tinha 100 pessoas no estádio e não tem força para segurar o resultado, enquanto era para ampliar.
O treinador do Inter no Inter não faz um bom trabalho, o Inter não evolui nas suas mãos, e eu to olhando ai as primeiras rodadas, o Inter é o pior time dos times de Série A, quem ta jogando menos? Esse futebol que o Inter está jogando será rebaixado. Era isso, recado hoje era curto e grosso. Uma lambança que fez o técnico do Inter desde a escalação, 14 dias treinando e tu vai ver é aquilo ali. Para alguns regrediu mas pra mim manteve a ruindade, a mediocridade, falta de criatividade e de modelo de jogo que eu to vendo desde o início da temporada".
BALDASSO: "Não há fundo do poço para o Internacional né? O presidente Alessandro Barcellos - responsável pela pior gestão da história do Inter até agora - não deixa chegar no fundo do poço, porque quando chega no fundo ele vai lá e cava mais um pouquinho. Foram 14 dias de trabalho, foram 2 semanas de trabalho, o SCI encerrou sua primeira parte de 2022 tendo nela um dos piores momentos da história do clube. O começo de 2022 até sair do Gauchão era o pior começo de ano da história do Internacional. Vexame não chegando na final do Gaúcho, tomando 3 do rival em casa, saindo para um time amador na Copa do Brasil, e o presidente não demitiu o treinador, e deu a ele duas semanas de trabalho para implementar o seu trabalho né? DUAS SEMANAS de trabalho com treinos em dois turnos todos os dias. PRA ISSO? PRA ISSO?
O Inter não tem nada!! Não tem NADA!! O Internacional no jogo de hoje se aproveitou de duas falhas do adversário que é muito ruim! PONTO. No 1° tempo o Inter não construiu UMA jogada sequer! E no 2° tempo - como sempre acontece com o Medina - o Inter piorou. É um treinador que não nenhuma leitura de jogo! Não tem uma jogada e esse senhor está a 4 meses! Não tem UMA jogada trabalhada!! Uma triangulação, não tem nada! E defensivamente? Culpa do Cuesta hoje?? Me digam?? Me digam? O Cuesta é o culpado hoje? O culpado é o sistema, é um treinador que não sabe trabalhar o sistema defensivo, não adianta! O Inter vazou em TODAS as bolas aéreas da partida. Os caras cabeceavam de qualquer jeito, construíram umas 15 situações de gol, o Daniel foi um dos destaques do jogo. Não tem UMA evolução sequer, UMA.
Tem muita gente falando do grupo de jogadores e acho que tem que falar, o grupo enfraqueceu, essa direção faz uma janela de transferências patética. Não demitira o treinador, o que vamos fazer agora, me digam? Vamos demitir agora?? O novo treinador do Inter - porque se houvesse o mínimo de senso - o Medina teria sido demitido depois do jogo contra o Globo! Não to nem falando depois de não chegar na final do Gaúcho. Contra o Globo ele deveria ter sido demitido. Porque o novo treinador teria 14 dias de trabalho, né? E agora o que vai fazer?? Como é que vou pedir a demissão se tenho dois jogos por semana em Abril em que eu posso cair fora da Sul-Americana e começar um Brasileiro cravando minha bandeira no rebaixamento. Eu jogo com o Atlético-MG, imagina essa bola aérea contra o Galo no domingo.
Presidente Barcellos, nos dê um fundo do poço porque cada vez que a gente acha que estamos no fundo o senhor cava um pouco mais. Eu só quero um fundo do poço pra ter certeza que aquilo ali é o fim e não que sempre pode PIORAR!".
VINÍCUS (ESPN BR): "Impressionante como no quarto mês de trabalho o modelo não tem “gatilhos de pressão” claros. O famoso “quando eu saio pra apertar o cara na bola tu vem atrás e a linha sobe”. O time pressiona a bola num modo desordenado, que parece até sem orientação.
Aí eu fico REALMENTE na dúvida: é o treino que não tá conseguindo reproduzir a intenção do técnico, é o elenco que não assimila, é o modelo que aposta muito na intuição do jogador sem a bola???
Tipo, como assim jogar TÃO MAL?
E o que me deixa mais ASSUSTADO é que aparentemente existe uma suposta adesão do elenco. A conta pra mim não fecha, de verdade. Como é possível aprovar o trabalho, gostar dos treinamentos e não conseguir reproduzir quase nada coletivamente?
O time não tem nenhum repertório ofensivo, mas como eu já disse, a julgar pelo Talleres que assistia, não esperava muita coisa. Me assusta a fragilidade defensiva. E é algo que assusta pera o Brasileirão. Se pelo menos tivesse tomando pouco gol, mas nem isso.
E, pelo que me foi relatado de pessoas que acompanham o treino, os exercícios de organização ofensiva são bem simples mesmo, como o que o Bruno Ravazzolli publicou recentemente do facão.
Diferente do trabalho defensivo, esse mais sofisticado. E o curioso: nenhum dos dois aparece em campo. É muito pouco pro tempo de trabalho que ele teve."
LELÊ (GZH): "Medina conseguiu errar em quase todas as substituições, o time piorou, cedeu o empate e só não consolidou mais um fiasco na temporada por causa das boas defesas do goleiro Daniel. Entramos em abril e nada mudou".
FABRICIO FALKOWSKI: "Medina completou 100 dias de trabalho hoje. Ou seja, já recebeu três meses de salário.
Com esse futebol, Inter é sério candidato ao rebaixamento.
Se o Brasileirão jogasse, esse 9 de Octubre estaria na Série C.
A partir de agora, não tem tempo para treinar. É pauleira e pauleira.
Alguém acredita que haverá melhora? Alguém acha que o time vai apresentar melhor desempenho contra adversários maiores?
Vai ser um ano terrível para a torcida.
A esperança é o Autuori. Se ele não encostar no Medina para ajeitar as coisas logo, o negócio fica complicado.
E os dirigentes? Onde estão?".
RAUL PONS: "Eu vinha tentando ver algo que justificasse a manutenção do Medina, até por medo do que provavelmente viria para substituí-lo. Mas não tem jeito, é um dos piores técnicos que já vi no clube. Com qualquer escalação seus times são uma bagunça.
O Barcellos foi eleito com o discurso de renovação. Mas aí a gente vê na direção Dubin, Papaleo e Avancini, e pergunto? Que renovação?".
MARINHO SALDANHA: "O Inter é um mais do mesmo. Não podemos nos enganar. Foram 2 jogos bons na temporada, estamos em abril. A verdade é que o Inter não foi BEM em momento algum hoje. Jogou muito pouco e fez uma guerra com o penúltimo colocado do Equador.
Uma coisa a se refletir é que hoje a internet não vai poder culpar o Cuesta nem o Moisés pelos gols sofridos de bola aérea..."
LUCAS GARSKE: "Inter ficou 14 dias treinando para Medina surpreender na escalação e ver o time desempenhar uma partida patética. Clube fez dois gols em erros do time adversário e só não perdeu pqe Daniel foi o melhor em campo. Preocupa e muito, pois domingo tem jogo contra o Galo.
É assustador ouvir o Medina falando que colocou o Mercado para melhorar o jogo aéreo defensivo e principalmente para fazer a saída de bola qualificada. Vale destacar que os treinos defensivos de bola aérea, ele trabalhou com uma linha de 4 (Bustos e Liziero) como lateral".
Lucas Garske
JAIRO WINCK: "Para manter a convicção de alguns, o Inter perdeu 15 dias e continua sendo um amontoado!!! Mas a convicção né, dos “entendidos”… O empate foi excelente, era para ter perdido !!!
O Internacional é sério candidato ao Rebaixamento!!!
O INTER PODE MAIS, pode mais sim, pode dar mais vergonha que o Inter de 2016…
Daqui a pouco vem o Papaleo dizer que ainda tem reforços por jogar, que tem que ter paciência… Amigo, só tem reforços por chegar, EM ABRIL, porque faltou competência para contratar antes !!!!
Os erros de avaliação da atual gestão do Clube estão levando o time para um buraco sem fim!!!"
GUERRINHA (GZH): "A grande verdade da noite é que o bom tempo de treinos não foi bem aproveitado pelo técnico Alexander Medina. O que mostra que o dono do Beira-Rio terá vida curta na Sul-Americana."