Na mira do Inter, Miguel Ramírez desenvolveu seu trabalho como treinador na Aspire Academy, fábrica de jogadores de futebol do Catar

Texto por Colaborador: Redação 17/12/2020 - 10:00

Para entender o sucesso de um humilde clube do Equador, precisamos voltar anos atrás, quando o projeto efetivamente se iniciou. Em 2018, o Independiente del Valle assinou um acordo com a Aspire Academy do Qatar para a transferência de experiências em processos de futebol.

Por isso, trouxe vários especialistas espanhóis, como o atual técnico Miguel Ángel Ramírez, a seis anos anteriores naquela entidade governamental, o que levou a equipe equatoriana ao primeiro título internacional.

O hispânico supervisionou todas as seleções de base antes de assumir o comando da primeira equipe do Independiente del Valle em maio deste ano, pela partida da Copa Sul-Americana contra a Universidad Católica de Chile (5 a 0 a favor, em Quito), após a saída do seu compatriota Ismael Rescalvo, que foi para o Emelec.

A posição de Ramírez foi de chefe de treinamento, até que a direção decidiu nomeá-lo técnico e prorrogar seu contrato até 2020. Também o espanhol Fran Trujillo (preparador físico) e Felipe Sánchez Mateos compõem sua comissão técnica.

Antes de chegar ao Equador, o canário de 35 anos passou várias temporadas desenvolvendo seu trabalho como treinador na Aspire Academy, no Catar, país onde também atuou como assistente na Seleção Sub-17 e Sub-19.

“Nos treinos tratamos de um método de treino em que procuramos ensinar ao jogador todos os conceitos. No início fazemos algo diferente, porque estamos mais focados na competição e na performance, mantendo o mesmo estilo de jogo em tudo”, disse Ramírez pouco depois ser proclamado campeão sul-americano em Assunção.

O timoneiro do Rayados del Valle é formado em Atividade Física e Ciências do Esporte pela Universidade de Las Palmas. É também treinador desportivo, director técnico e treinador nacional (Real Federação Espanhola de Futebol) e tem uma licença UEFA Pro desde 2010.

Passou pelos clubes Alavés e UD Las Palmas de seu país e, em 2012, ingressou na Aspire Academy, entidade governamental para a formação de jovens jogadores de futebol e pessoas.

Lá, na considerada fábrica de futebol do Catar, Ramírez trabalhou até maio de 2018.

De acordo com o site de transferência especializado Transfermarkt, em matéria traduzida do El Universo, seu esquema preferido é o 4-2-3-1.

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

391 pessoas já votaram