Muito criticado - e justamente - por registrar uma de suas piores campanhas no primeiro turno na Série A, felizmente, esse cenário não se verifica somente com o Internacional, já que os oito melhores times da atual Copa Libertadores não estão bem em seus respectivos campeonatos locais. Embora haja um longo caminho a percorrer até o final da temporada, os clubes que chegaram às quartas de final darão prioridade à competição internacional.
O Bolívar se classificou para esta instância ao fim de nove anos, mas no torneio nacional não está rendendo o esperado, após perder no sábado passado de visita frente o Aurora (2-1), ficando oito pontos atrás do The Strongest, líder da campeonato boliviano.
A premissa da esquadra de La Paz é chegar o mais longe possível na Copa Libertadores, mas o objetivo também é ser campeão. “Jogo ruim de Bolívar esta tarde. Falei com os capitães e estou totalmente empenhado em superar isso e vencer o campeonato. Continuamos positivos para continuar fazendo história”, disse Marcelo Claure, presidente do Bolívar, em suas redes sociais, após o encontro em Cochabamba.
Porém, os outros sete que estão nas quartas de final também não conseguem grandes resultados em suas respectivas ligas.
Embora esteja em um certame bem mais disputado como o Brasileirão, o SCI é somente o 13º colocado. Dos clubes brasileiros que também passaram das oitavas de final estão Fluminense e Palmeiras, ambos com 31 e 34 unidades na Série A, sendo sétimo e segundo, respectivamente, com baixas expectativas de título. Mesmo tendo vencido o Cruzeiro dias atrás, o Verdão - melhor colocado a nível local das quartas - teve uma atuação ruim, vencendo os mineiros com uma rendimento longe de impressionar.
O Deportivo Pereira é a surpresa da competição mais importante do continente, participando pela primeira vez nesta competição e alcançando os oito primeiros. Mas, tem dificuldades no torneio colombiano sendo o penúltimo com 2 unidades, embora o torneio Clausura tenha acabado de começar e cinco rodadas tenham sido disputados.
O Olimpia que eliminou o atual campeão, Flamengo, está na décima posição com 5 unidades, após seis jogos disputados na Liga Paraguaia.
Por fim, os argentinos Boca Juniors e Racing estreiam nesta sexta-feira no campeonato Clausura. No primeiro semestre, o 'xeneize' terminou em sétimo na Abertura e a albiceleste foi décimo segundo.