Inter e Fluminense estão prestes a protagonizar um emocionante encontro nas semifinais da Copa Libertadores, buscando uma vaga na tão sonhada final marcada para o dia 4 de novembro, no icônico Maracanã. Apesar de serem dois dos maiores clubes do futebol brasileiro, essas equipes têm um histórico limitado de confrontos diretos em jogos de mata-mata, tanto no Brasil quanto em competições continentais. Ainda assim, o clube carioca esteve na trajetória vermelha em 2 momentos de glória do SCI.
Ao todo, foram apenas quatro encontros, com duas vitórias para o Fluminense e duas para o Internacional. O primeiro confronto ocorreu em 1975, nas semifinais do Brasileirão, quando o Maracanã testemunhou uma vitória épica do Internacional de Falcão & Cia por 2 a 0 sobre o Fluminense, com gols de Lula e Carpegiani.
Quase duas décadas depois, em 1992, ambos se encontraram pela primeira vez na final da Copa do Brasil. No jogo de ida, nas Laranjeiras, o Fluminense venceu por 2 a 1, com gols de Wagner e Super Ézio. Mas no Beira-Rio, Célio Silva deu a vitória ao Colorado por 1 a 0, garantindo o título nacional.
O próximo encontro em um cenário de mata-mata aconteceria 20 anos depois, pelas quartas de final da Libertadores. No jogo de ida, o Fluminense segurou o empate em 0 a 0 com um Beira-Rio em obras (e com Dátolo desperdiçando um pênalti), vencendo no Rio de Janeiro por 2 a 1 e avançando de fase.
O último embate entre as equipes ocorreu em março de 2016, na semifinal da extinta e inexpressiva Primeira Liga. Após um empate no tempo regulamentar, o Fluminense venceu nas penalidades por 4 a 3.
Gaúchos e cariocas terão mais um capítulo dessa rivalidade nas semanas dos dias 27 de setembro, no Maracanã, e 4 de outubro, no Beira-Rio, em busca de um lugar na tão desejada final da CONMEBOL Libertadores.