O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, exortou a família do futebol sul-americano na sexta-feira a continuar mantendo os protocolos de cuidado e higiene para que os torcedores possam desfrutar mais um ano “do melhor futebol do mundo”, em seu discurso antes do sorteio Virtual para a Copa Libertadores e Sul-Americana 2021.
"Não podemos baixar a guarda agora. Se você se cuidar, estará cuidando de sua família, de seu parceiro, da família de seu parceiro e nós estamos cuidando do produto do futebol sul-americano", disse Domínguez.
Domínguez garantiu que perante a nova fase da pandemia do coronavírus, a Conmebol "está preparada" para mostrar que pode manter os formatos das suas duas competições.
Da mesma forma, o presidente da entidade lembrou em seu discurso que em 2020 foi a primeira Confederação a suspender os campeonatos para priorizar a saúde. Mas também a primeira a regressar aos gramados graças a um protocolo homogêneo e com o apoio dos governos de todas as associações.
As medidas adotadas pela Conmebol foram "99% eficazes", segundo Domínguez, com 38 mil testes PCR realizados ao longo dos torneios, o que permitiu manter os formatos dos campeonatos e da justiça desportiva.
Além disso, esse cuidado também permitiu que eles possibilitassem a presença reduzida do público nas finais.
Domínguez deseja que a pandemia passe "o mais rápido possível" para voltar a jogar com o público nos estádios.