Após o presidente Jair Bolsonaro publicar nesta quinta-feira (18) a Medida Provisória 984/2020, que atinge diretamente a lógica da venda dos direitos de transmissão do futebol brasileiro - garantindo o direito de todos os jogos aos clubes mandantes -, em seu Twitter, o presidente Guilherme Bellintani, do Bahia, avaliou a medida como “muito positiva” para os clubes, sobretudo para o Tricolor de Salvador, que planeja lançar um plano Sócio Digital.
“Medida Provisória publicada hj pelo Governo Federal muda MUITO a lógica da transmissão do futebol brasileiro. Clubes passam a ter direito de transmissão sobre os jogos que atuem como mandante, permitindo, entre outras coisas, mais autonomia na comercialização desses jogos”.
“Entendo essa medida como muito positiva. Vai estimular união direta entre os clubes, inclusive para compartilhar plataformas próprias de transmissão”.
“Os custos de transmissão não são altos. Mas é importante ressaltar que os contratos atuais não serão alterados com essa medida. Isso poderá ser aplicado após o encerramento dos contratos atuais”.
“Hoje o Bahia não poderia ter nenhum jogo transmitido se não desse “amém” para empresas de TV. A partir dessa mudança, ganha-se independência. Em muitos países de alto nível do futebol é assim que funciona. Os acordos passam a ser feitos clube a clube”.