Rival do próximo sábado (15), às 16h30, por uma vaga na final da Taça Ewaldo Poeta, o plantel do Grêmio foi a campo nesta quarta (12) reforçado com os atletas que serviram a Seleção Brasileira no Pré-Olímpico. Foi também o primeiro treino do lateral Caio Henrique com o restante dos companheiros.
Em uma atividade fechada para a imprensa durante a maior parte do tempo, os atletas Phelippe Megiolaro, Caio Henrique, Matheus Henrique e Pepê treinaram normalmente. A ausência no campo foi o zagueiro Walter Kannemann, que segue seu trabalho de recuperação com o Departamento Médico. O jogador sente dores no pé esquerdo e é dúvida para o clássico. Sua escalação será definida nos próximos dois treinamentos que antecedem a partida. Se o argentino não tiver condições, Paulo Miranda permanecerá na defesa. No ataque, o meia Thiago Neves se credencia para o lugar de Luciano, após a má atuação frente o Aimoré.
Assim, a provável escalação azul no Beira-Rio tem Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Kannemann (Paulo Miranda) e Cortez; Maicon e Matheus Henrique; Alisson, Thiago Neves e Everton; Diego Souza.
Geromel, Jean Pyerre e Thaciano, também cumprem uma escala de trabalhos específicos com os fisioterapeutas gremistas, e são desfalques certos.
O Gre-Nal que definirá um dos finalistas do 1° Turno também terá três cariocas no comando do VAR. A equipe de arbitragem de vídeo do clássico 423 será formada por Carlos Eduardo Nunes Braga (VAR), Graziani Rocha (AVAR 1) e Diogo Silva (AVAR 2). A escala foi anunciada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (12).