Ainda que os jogos pela 4° rodada da Fase de Grupos da Copa Libertadores só ocorram no fim de Maio, é sempre bom estar de olho nos três adversários de grupo B, que também atuaram neste fim de semana por seus respectivos torneios locais. Confira o quadro de cada um:
METROPOLITANOS DERROTADO EM CASA
Em jogo que terminou com tumulto e tentativa de violência na arquibancada principal do Estádio Olímpico da UCV, o CD Hermanos Colmenárez derrotou contra todas as probabilidades o atual campeão Metropolitanos por três a dois, na sexta-feira.
A primeira etapa terminou a favor dos visitantes com o resultado a apontar para 1-2. O paraguaio Francisco Bareiro abriu o placar aos 15 minutos em cobrança de pênalti marcada pelo árbitro principal Alexis Herrera. O atacante Franklin González empatou aos 45 minutos e, para surpresa de todos, o ponta Jesús Yendis colocou os 'Brothers' na frente com mais um gol nos descontos.
Na etapa complementar, o time visitante se posicionou bem, acertou as linhas e conseguiu aumentar o placar com o terceiro da noite marcado pelo zagueiro Yolfran Caricote após cobrança de escanteio aos 60 minutos. O também zagueiro Andrés Ferro pode descontar para os donos da casa aos 79 minutos depois para colocar mais drama no final da partida.
A equipe do técnico José María Morr teve Giancarlo Schiavone, Jefre Vargas, Andrés Ferro, Steven Pabón, Néstor Cova (Irwin Antón 72'), Edwin Laszo (Luis Annese 59'), Carlos Cermeño (Juan Mancín 72'), Jhon Marchán (Giovanny Sequera 72'), Robinson Flores, Freddy Vargas (Ángelo Lucena 63') e Francisco Bareiro.
NACIONAL E DIM VENCEM
Independiente Medellín e Deportivo Pasto se enfrentaram no domingo pela 19ª rodada da Liga Betplay e as duas equipes fizeram uma partida com vistas as eliminatórias finais.
O resultado final deste compromisso foi 1-0 a favor do FIM , que recentemente ficou sem treinador após a saída surpresa de David González. Edwuin Cetré foi o autor do único gol do compromisso que chegou aos 90+10' após uma ação perigosa que acabou sendo falta na área.
Com esses três pontos somados, "o Poderoso" faz as contas para se classificar entre os 8 classificados, onde ainda não garantiu sua vaga, levando em conta que tem 26 unidades e está parcialmente localizado na sétima área.
E perto da fronteira com o RS, o Nacional goleou o City Torque por 4 a 0 na última rodada do Torneio Apertura e ficou cinco pontos atrás do Peñarol na Tabela Anual, onde é o segundo com quatro pontos de vantagem sobre o Defensor Sporting.
O time tricolor aproveitou todas as facilidades que os donos da casa ofereceram no primeiro tempo, que mostrou porque está na zona de rebaixamento, e tendo chegado seis vezes ao gol adversário, marcou quatro vezes.
Álvaro Gutiérrez aproveitou para mexer no banco de revezamento e a sua equipe continuou a chegar por cima da baliza de Guruceaga, embora agora sem a frequência da primeira parte.