Ricardo Duarte / Divulgação / InterRoger Machado, técnico do Internacional, falou em entrevista coletiva, depois da eliminação na Copa Sul-americana. Confira um compilado com os principais trechos:
Partida e ambiente do jogo: "O estádio cheio nos proporcionou um ambiente onde podemos competir com o adversário. Nesses dois dias de treinamento buscamos alternativas para enfrentar um adversário mais fechado. A partir do gol do adversário, o time sente emocionalmente. Busquei colocar em campo os melhores que estavam aptos. Não foi o suficiente. Fizemos o que estava ao nosso alcance dentro do momento que vivemos. Temos que trabalhar. Nossa vida é feita de vitórias e insucesso. Agradeço ao torcedor pela presença”
“É doloroso pra todo mundo. Pra um comandante que chega, em um momento de turbulência, uma eliminação nunca é boa. Beira-Rio nos proporcionou uma excelente atmosfera”.
“Vitórias geram confiança, ambiente positivo e otimismo. As derrotas geram tudo ao contrário. Eu sou um cara da ciência. Pra mim, tudo está ligado. Hoje a gente conseguiu levar motivação pra dentro do campo pelo ambiente da torcida”.
“Havia um modelo claro com o Coudet que era bem executado, até o momento que foi possível. Mas eu, por um conceito de jogo, tenho o desejo de um equilíbrio maior entre os dos lados.(...) Estou a uma semana no clube e posso afirmar com 100% de certeza. Não falta interesse, motivação e desejo de fazer as coisas acontecerem. Todos eles querem fazer um Internacional vencedor... A gente vai precisar aprender a ressignificar esse momento negativo em algo positivo. Chegar num momento de turbulência, com uma eliminação, nunca é bom.”
Frustração: "Eu entendo a frustração do torcedor, o desejo do título, esses insucessos repetidos. Eram outros treinadores, esses processos acumulativo vai desgastando. São 30 anos de futebol. Já passei por vários momentos como esse. Quando virar, o torcedor vai perceber que aquele momento que passou faz parte do passad. Só a vitória vai mudar isso (...) “O que rompe esses momentos de instabilidade são as vitórias. As soluções que não fomos encontrando dentro de campo foram tirando a nossa energia.... Tenho que sofrer até amanhã. Depois de amanhã tenho que motivar meus atletas porque sábado tem Campeonato Brasileiro.”
Ambiente do clube: "Esses momentos de instabilidade, você pode transformá-los à medida que tu consegue canalizar toda essa energia de frustração que esses momentos trazem. Foi o torcedor que veio aqui, encheu o estádio, que nos deu a motivação inicial. As soluções que a gente não encontrou dentro de campo foram tirando a nossa energia da partida".
Psicólogo no clube: "Parte das questões motivacionais e emocionais a comissão técnica lida, mas também havendo a possibilidade de avaliar isso de outro forma, sem dúvidas, a gente fará. A única coisa que transforma o momento negativo em positivo é a vitória. E a tranquilidade para trabalhar, tranquilidade essa que a gente sabe que, nesses momentos, ela não acontece. A gente sabe que vai ter que aprender a ressignificar esse momento negativo em positivo com todo o processo de instabilidade e pressão do lado de fora".
Trocas no intervalo: "Por conceito de jogo, tenho desejo de equilíbrio maior entre os dois lados, exatamente na figura de um lateral mais ofensivo, procurar esses equilíbrio. Pelas circunstâncias da partida, era preciso a gente ocupar o campo do adversário com a busca de ultrapassagem por dentro, de profundidade dos atacantes, que aconteceram, para que a gente cruzasse a bola um pouco mais perto da área, fazendo a defesa correr para o seu gol. O que eu enxerguei para o Bernabei foi essa virtude".
Pressão: "O que vai me garantir no cargo são vitórias. Ambiente externo só vai criticar se elas não vierem. Meu trabalho me trouxe aqui. Eu tenho que buscar soluções da forma mais rápida possível... Gostaria que mesmo com os insucessos eu fosse mantido no cargo."
13/12
07:12
Inter enfrenta decisões urgentes sobre seis jogadores com contratos encerrando em dezembro
13/12
06:13
Movimento pela destituição do Conselho de Gestão do Inter ganha força com coleta de assinaturas
13/12
05:40
Clubes brasileiros propõem redução no número de rebaixados da Série A
13/12
05:00
Clubes solicitam à CBF suspensão de novos gramados sintéticos até reunião em 2026
13/12
04:00
Oscar se aposenta do futebol após problema de saúde no São Paulo
12/12
17:37
Inter aguarda até segunda resposta de Tite para comandar equipe em 2026: alguns bastidores
12/12
17:30
Inter tem três opções brasileiras para o comando técnico em 2026
12/12
13:53
Barcellos admite erros na análise do elenco e projeta reconstrução financeira no Inter
12/12
12:52
Inter faz proposta para Tite e aguarda resposta; contato foi feito por Abel Braga
12/12
12:09
Barcellos anuncia Abel Braga como diretor técnico e inicia busca por novo treinador
12/12
11:30
Disputa por porcentagens impede avanço na compra de Victor Gabriel
12/12
05:00
Conselheiros do Inter questionam orçamento irrealista e cobram transparência sobre LFU
12/12
04:30
Fernando Carvalho aprova postura de Barcellos e avalia situação colorada
12/12
04:00
Abel Braga teria ligado para Tite oferecendo comando do Inter em 2026
12/12
03:30
Vitória negocia renovação de empréstimo de Ramon para 2026
12/12
03:00
CBF dobra limite de jogos para transferências durante o Brasileirão 2026
12/12
02:30
CBF discute redução no limite de jogadores estrangeiros no Brasileirão
12/12
02:00
Copa do Brasil passará a distribuir duas vagas para a Libertadores a partir de 2026