Segundo informações do jornalista Saimon Bianchini do GZH nesta sexta-feira, a possibilidad do retorno de Thiago Maia ao Santos ainda não está descartado, mas o volante titular do Inter em 2024 ainda não decidiu sobre sua permanência. A negociação, iniciada nos bastidores, pode avançar dependendo do desejo do jogador.
O Santos propôs assumir a dívida do Inter com o Flamengo, referente à liberação do jogador em fevereiro de 2023, e as comissões de seus empresários. Nesse cenário, o Inter ficaria livre de pagar os 4 milhões de euros (cerca de R$ 25 milhões), mas não receberia nada pela transferência. A proposta foi apresentada aos dirigentes em dezembro, mas não avançou devido à falta de acordo com o atleta.
Com a venda de Gabriel Carvalho, a negociação perdeu força, e o Inter deve receber novos recursos para quitar dívidas. Por outro lado, o Santos, que cogitou contratar Neymar e Gabigol, não avançou com o projeto esportivo. Thiago Maia também está satisfeito com a perspectiva do Inter para 2025, e a tendência atual é sua permanência.
Além do Flamengo, que detém 25% dos direitos econômicos, o Lille, da França, também foi consultado sobre a transação. A decisão sobre o futuro de Thiago Maia deve ocorrer nos primeiros dias da pré-temporada, quando o elenco se reapresenta. O jogador completará 28 anos em março e tem contrato com o Inter até 2026.