O SBT anunciou oficialmente nesta quinta-feira (10) que chegou a um acordo com a Conmebol e que os confrontos de Grêmio e Palmeiras serão os primeiros duelos exibidos. A Globo, que detinha os direitos de transmissão, rescindiu o contrato que iria até 2022. Ainda segundo o UOL, os primeiros nomes estudados para a narração são os de Téo José e de André Henning, com Mauro Naves nos comentários.
O contrato entre SBT e Conmebol foi assinado nesta manhã pelo vice-presidente do canal, José Roberto Maciel. A emissora aproveitou a oportunidade após a Globo rescindir o contrato com a entidade por considerar alto o valor de US$ 60 milhões por ano. O acordo valeria permitia a exibição dos jogos da Libertadores tanto na TV aberta quanto na TV fechada (SporTV).
A Libertadores, portanto, será mostrada no SBT em TV aberta, mas outros veículos mostrarão o torneio na TV por assinatura (Fox Sports) e em streaming e redes sociais (Facebook). Na TV fechada, a Disney já sabe quais partidas fará, mas pode aumentar o pacote porque partidas antes previstas para o SporTV estão sem dono. Já o Facebook pode perder a exclusividade de jogos às quintas-feiras por causa das mudanças no calendário em decorrência da pandemia. A rede social, porém, continua com um pacote prioritário.
A Libertadores será retomada após a paralisação por causa da pandemia de coronavírus na próxima semana. Com isso, o SBT já confirmou as transmissões de:
Bolívar x Palmeiras – quarta-feira (16/9), às 21h30;
Universidad Católica x Grêmio – quarta-feira (16/9), às 21h30.
"Temos o prazer de apresentar o SBT como novo detentor dos direitos televisivos da Libertadores para o Brasil. Esta aliança nos permitirá levar a emoção da 'Glória Eterna' a mais torcedores no território brasileiro", comemorou Juan Emilio Roa, diretor comercial da Conmebol.
Comunicado da empresa:
SBT COMEÇA A TRANSMITIR A LIBERTADORES APÓS RESCISÃO DA GLOBO COM A CONMEBOL
A CONMEBOL chegou a um acordo com uma das redes de TV Aberta mais importantes do Brasil, o SBT – Sistema Brasileiro de Televisão para a cessão de direitos de transmissão para as temporadas de 2020 a 2022.
A venda destes direitos foi realizada depois que o Grupo Globo rescindiu o contrato de direitos, cuja vigência ia até 2022.
“Temos o prazer de apresentar o SBT como novo detentor dos direitos televisivos da CONMEBOL Libertadores para o Brasil. Esta aliança nos permitirá levar a emoção da Glória Eterna a mais torcedores no território brasileiro”, expressou Juan Emilio Roa, Diretor Comercial da CONMEBOL.
“É muito bom poder anunciar esta parceria. Sabemos que o futebol é o esporte mais popular no Brasil e, como somos também uma emissora popular, nada melhor do que podermos voltar às transmissões nacionais com um torneio como a Conmebol Libertadores. Esperamos corresponder às expectativas dos fãs do futebol, do mercado publicitário e de todos aqueles que torcem pelo SBT”, diz José Roberto dos Santos Maciel – CEO do SBT.
O acordo com o SBT, para a plena satisfação de ambas as partes, garante mediante tv aberta, o acesso da enorme torcida esportiva brasileira aos jogos do torneio de clubes mais importante do continente.
O cronograma da rodada 3 da Fase de Grupos da Libertadores começa na próxima semana, e no dia 16 de setembro o SBT fará a transmissão dos dois primeiros jogos entre Universidade Católica versus Grêmio e Bolivar versus Palmeiras.
Vinicius Cordeiro / Portal do Paraná | UOL