Créditos: Mauro Horita/CBFEm entrevista publicada pelo GaúchaZH nesta segunda-feira (11), Walter Feldman, secretário-geral da CBF, traçou os rumos que o esporte terá no país em um cenário pós-pandemia. Confira os principais tópicos:
Como a CBF acompanha a possibilidade da volta do futebol no Brasil: "Vivemos um período dramático da epidemia. Mas o sistema do futebol seguiu trabalhando muito. Não temos jogo oficial, mas estamos trabalhando de forma articulada, entre federações e clubes, com sistema de teleconferência, em conjunto com a Comissão Nacional de Clubes. Temos um encaminhamento, esta é a melhor definição. Na última reunião com os clubes, com 81 participantes, logo após uma reunião com as 27 federações, encaminhamos o retorno aos treinos. Seguindo um protocolo rigoroso e um acompanhamento constante de diferentes áreas. Aí vamos ver se podemos dar os próximos passos. Foi discutido com o Ministério da Saúde. Também estamos falando com infectologistas para ter um retorno gradual e seguro".
"A retomada de uma atividade só não se dá quando existe uma proibição expressa, uma portaria, um decreto. Os campeonatos brasileiros de Séries A, B, C e D envolvem mais de 100 cidades. Em todas terá de haver avaliação, por isso a importância das federações. No Rio Grande do Sul, o Luciano Hocsman, acompanhado do histórico Novelletto (Francisco, ex-presidente da FGF), terão de fazer as relações públicas na área de saúde, e onde houver proibição, isso não poderá ocorrer e será respeitado. Mas com o tempo vai se aproximando".
CBF pretende manter o Campeonato Brasileiro com pontos corridos em 38 rodadas: "Desde a paralisação começamos a montar cenários. Até especulamos internamente que devem haver 37 cenários. Hoje temos a convicção de que a epidemia vai se espalhar pelo Brasil de maneiras diferentes. Estamos preocupados aí no Sul com junho e julho, por conta do período mais frio. A situação já está dramática em São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Ceará e Pernambuco. O cenário hoje é conservador em termos de manutenção do calendário geral das competições. Temos margem de funcionamento e adaptação de um cenário positivo. Se a epidemia piorar, vamos ter de aplicar outro cenário. O cenário hoje é conservador em termos de manutenção do calendário geral das competições. Temos margem de funcionamento e adaptação de um cenário positivo. Se a epidemia piorar, vamos ter de aplicar outro cenário".
Cogita-se a possibilidade de adequar o calendário do futebol brasileiro ao europeu?: "Não. Sempre que isso é colocado, discutimos com o presidente Rogério Caboclo, que é uma figura versada em administração, finanças e questões jurídicas. Ele entende muito de futebol e hoje tem articulação importante junto a Fifa e Conmebol. Há convicção no nosso calendário brasileiro, que é tropical e não deve ser comparado ao europeu. Tem outras características climáticas, de funcionamento do ano. Ele diz que a mudança de calendário é uma mudança de convicção e não de oportunidade".
12/01
05:00
Inter agenda reunião com Palmeiras para tentar viabilizar contratação de centroavante
12/01
04:00
Benjamin Arhin rouba a cena e mostra que o Celeiro de Ases tem joias para substituir "refugos" no Inter
12/01
03:30
Grunberg descarta pressa por reforços no Inter e destaca papel de Fabinho Soldado nas contratações
12/01
03:00
Ronaldo mira permanência e ganha apoio de Bolivar: "tem que esquecer 2025"
12/01
02:00
Fora dos planos do Inter, volante negocia saída do Beira-Rio
12/01
01:00
Inter rompe com Alfa por inadimplência e já negocia novo patrocinador máster
11/01
20:05
Gurizada do Inter faz bonito e estreia com vitória no Gauchão 2026
11/01
16:24
Inter abre conversas por Becão e negocia empréstimo de Alerrandro do CSKA
11/01
04:00
Nacional mantém esperança por César Araújo enquanto Inter entra na disputa
11/01
03:30
Setoristas avaliam contratação de Paulinho Paula pelo Inter: 'tecnicamente ótimo jogador'
11/01
03:00
Grande joia do Inter deve ter oportunidades no profissional em 2026 após agradar comissões
11/01
02:30
Pablo Fernández não revela escalação nem para os próprios jogadores
11/01
01:00
Elenco colorado promove encontro com torcidas organizadas para virar página de 2025
10/01
22:58
Internacional busca empate nos acréscimos e mantém viva chance de classificação no Sub-17
10/01
13:45
Inter fecha primeira semana de pré-temporada e ajusta últimos detalhes para estreia no Gauchão
10/01
13:39
Inter perde para o Nacional-SP, mas avança à segunda fase da Copinha
10/01
13:30
Inter anuncia venda de Belén Aquino ao Corinthians
10/01
12:49
Após troca de data do Gre-Nal, Baldasso afirma que “sistema azul já começou a agir”