Em meio às especulações, não restam mais dúvidas de que o Internacional está encaminhando as contratações do lateral Fabricio Bustos (ex-Independiente), do volante Gabriel (ex-Corinthians) e do meia Bruno Gomes (ex-Vasco). A informação foi confirmada neste sábado (5) pelo próprio vice-presidente de futebol do Colorado, Emilio Papaléo.
Desses três, no entanto, apenas o lateral argentino parece ser de um nível indiscutível, sendo bastante superior aos atuais rivais de setor Heitor e Mercado. Isso porque analisando e buscando informações dos dois meio-campistas quase contratados, se nota uma péssima imagem perante as torcidas de Corinthians e Vasco da Gama.
No portal Meu Timão, especializado na esquadra paulista, os comentários dos torcedores eram quase unânimes em comemoração a saída do volante. Os mais lúcidos sempre agradeciam por sua raça e determinação, mas nas últimas temporadas sua queda de rendimento foi quase absoluta entre todas as avaliações, sobretudo na parte técnica, que aliás não nunca foi o seu forte.
Na semana passada, em entrevista ao “Globo Esporte”, o presidente colorado, Alessandro Barcellos, havia confirmado o interesse em Gabriel. O dirigente elogiou as características do atleta, principalmente seu poder de marcação."É um jogador que reúne características importantes nessa forma de jogar, com saída mais rápida e com poder de marcação, que jogam os times treinados pelo técnico Alexander Medina (...) é um grande jogador. Se tudo avançar, queremos contar com esse jogador aqui", disse o mandatário colorado.
Não muito diferente de Rodrigo Dourado & Cia, porém, o volante estava em baixa com a torcida paulista e vinha alternando entre time titular e reserva desde a chegada de Sylvinho, em maio do ano passado. Na última temporada, foi preterido algumas vezes pelo colombiano Victor Cantillo e pelo jovem Du Queiroz na função de primeiro volante, perdendo espaço no plantel. Gabriel defendeu a camisa alvinegra desde 2017, quando deixou o arquirrival Palmeiras. Desde então, disputou 238 jogos, marcou oito gols e conquistou quatro títulos: os Paulistas de 2017, 2018 e 2019 e o Brasileirão de 2017.
Já o jovem meio-campista do Vasco, Bruno Gomes, saiu de maneira atabalhoada do São Januário, com o atleta entrando na justiça contra os cariocas pelo atraso de salários. Todavia, após o acerto com o Inter, além de retirar a ação na Justiça, Bruno perdoou a dívida do Vasco, de cerca de R$ 300 mil.
Segundo enquete do portal NetVasco, com mais de 5 mil votos, 74% dos vascaínos aprovam a troca de Bruno Gomes por Zé Gabriel, enquanto nos comentários alguns classificam como uma troca de "6 por meia dúzia". Ainda assim, fato é que o Inter aposta em uma promessa com passagem pelas categorias de base do Brasil. O jovem de 20 anos fez sua primeira partida profissional em 2019, e desde então tenta se firmar no meio-campo vascaíno, mesclando jogos como titular e períodos no banco de reservas. Apesar da técnica apurada demonstrada desde a base, a inconstância nas atuações e o alto número de cartões o fizeram ser muito criticado pela torcida. Bruno sempre foi visto no clube como um jogador de muito potencial, mas que não se firmou nos profissionais. Pelo RJ, fez 74 jogos e marcou dois gols.
No acordo, o Vasco manteve 50% dos direitos econômicos de Bruno Gomes, em caso de uma futura venda. Além disso, o contrato com o Inter possui uma cláusula que dá ao Colorado a possibilidade de em até dois anos adquirir 20% da parte do Vasco por um preço fixado.
O mesmo acontece no acerto com Zé Gabriel. O Vasco passa a ter 70% dos direitos econômicos do jogador e pode adquirir mais 20% por preço fixado em até dois anos.
Ver comentários em https://www.meutimao.com.br/noticias-do-corinthians/404569/corinthians-encaminha-ida-de-gabriel-ao-internacional-volante-deve-se-despedir-neste-sabado#form_original e https://www.netvasco.com.br/n/285740/parcial-pesquisa-74-aprovam-a-troca-de-bruno-gomes-por-ze-gabriel