O Brasil se despediu nesta sexta-feira (09) da Copa do Mundo FIFA Catar 2022. Nas quartas de final, a Seleção Brasileira foi eliminada nos pênaltis pela Croácia. Com a derrota, a Canarinho adiou o sonho do hexacampeonato.
A saída de Tite, há seis anos no cargo, era certa, fosse o time eliminado ou hexacampeão e agora a especulação é sobre qual o treinador assumirá. Por mais que o nome de Mano Menezes já tenha sido comentado e especulado algumas vezes, os torcedores colorados podem ficar tranquilos. Pelo menos é o que noticia o jornal O Globo. De acordo com o veículo, a cúpula da CBF avalia a possibilidade de entregar o comando do Brasil a um estrangeiro.
Tite deixa o cargo parcialmente mal visto pela entidade nacional. Entende-se que ele soube gerir bem o elenco, mas não entregou os resultados esperados diante do investimento feito pela Confederação.
Dos nomes mais famosos que trabalham ou trabalharam no Brasil, sabe-se da boa avaliação de Abel Ferreira (Palmeiras), que pode estar cotado, e do desejo de Jorge Jesus, do Fenerbahçe, da Turquia, e de Luís Castro, do Botafogo, por assumir a seleção. Além do trio português, o espanhol Pep Guardiola, do Manchester City, da Inglaterra, é um sonho distante.
Entre os brasileiros especulados, o jornal destaca Fernando Diniz (Fluminense) e Dorival Júnior, agora sem clube após deixar o Flamengo. Porém, no momento, não há qualquer movimento nesta direção.
Em breve, a saída de Tite será anunciada oficialmente. Posteriormente, iniciar-se-á a busca pelo substituto, levando em consideração um sucessor que entregue resultados com maior eficiência e extraia dos talentos brasileiros tudo que podem dar dentro do campo.
Por fim, tudo também dependerá do novo homem-forte do futebol. Com a saída do coordenador Juninho Paulista, Andrés Sánchez, ex-presidente do Corinthians, deve assumir. E ele será determinante na escolha. Assim, é aguardada no curto prazo a confirmação, pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o nome deste novo dirigente.
Fonte: O Globo