Com os representantes brasileiros definidos, a Copa Sul-Americana de 2024 vai reunir um número expressivo de campeões da Libertadores. Por enquanto, com Boca Juniors, Olímpia, Cruzeiro, Internacional, Corinthians, Racing e Argentinos Jrs garantidos, são sete campeões e 16 títulos do torneio mais importante do continente no torneio.
Segundo maior campeão da história da Libertadores, o Boca ficou fora do torneio e está confirmado na Sul-Americana do próximo ano. O time de Buenos Aires puxa a fila dos campeões com seis conquistas. Olímpia, (3), Cruzeiro (2), Internacional (2), Corinthians (1), Racing (1) e Argentinos (1) completam o grupo.
No total, a Conmebol vai distribuir 44 vagas através de competições nacionais. Brasileiros e argentinos vão diretamente para a fase de grupos, e os demais disputam a fase preliminar.
Na fase de grupos, o torneio recebe os quatro times eliminados na terceira fase da Pré-Libertadores. Na sequência, os oito terceiros colocados da fase de grupos entram nos playoffs da Sul-Americana. No total, serão 56 participantes.
Garantidos na Sul-Americana 2024
Brasil — Athletico Paranaense, Internacional, Fortaleza, Cuiabá, Corinthians e Cruzeiro
Argentina — Boca, Racing, Defensa y Justicia, Lanús, Belgrano e Argentinos
Paraguai — Guaraní, Olímpia, Sportivo Ameliano e Sportivo Luqueño
Bolívia — Nacional Potosí e Real Tomayapo
Colômbia — Alianza Petrolera, América de Cali e Tolima
Equador — Delfín, Universidad Católica, Técnico Universitario e Deportivo Cuenca
Peru — Sport Huancayo, ADT, Deportivo Garcilaso e Universidad César Vallejo
Uruguai — Montevideo Wanderers, Racing, Cerro Largo, Danubio
Venezuela — Carabobo, Deportivo La Guaira, Metropolitanos e Rayo Zuliano