Vendido por Vitório Píffero para a Roma por cerca 5 milhões de euros (R$ 21,1 milhões) por 50% do seu passe no final de 2015, não é segredo que o brilho de Alisson o tornou peça base da equipe do Liverpool, considerada por muitos a melhor do planeta. Após brilhar na conquista da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes, os elogios no Velho Continente não param ao novo-hamburguense, hoje com 27 anos. Segundo Jack Robinson, assistente de goleiros do Liverpool, há mais no jogo dele do que grandes defesas e reposições impecáveis, chegando a denominá-lo de o "Pirlo do gol".
Falando ao site oficial do LiverpoolFC.com, Jack ressaltou como através dos treinos - que imitam os acontecimentos do jogo - demonstram por que Alisson é o ajuste perfeito para a equipe de Jurgen Klopp e uma estrela a nível mundial.
Explicando os confrontos que a equipe repete nos treinos, entre praticar cenários reais do jogo, Robison diz que é a força mental do ex-colorado que garante que ele obtenha o mesmo resultado quando o apito é acionado.
Isso permite que os arqueiros tomem "decisões naturais" ao enfrentar atacantes, seja em situações individuais ou em cruzamentos em uma área lotada.
Becker é conhecido por ser tão bom com os pés quanto com as mãos, etapas que claramente evoluiu quando vendido à Europa, com seus pés inteligentes e passes precisos sendo frequentemente catalisadores de ataques do Liverpool ou mantendo a posse de bola.
"Ele é como Pirlo ou alguém assim!" disse Robinson.
"Ele está realmente confortável com a bola e quer recebê-la sob pressão. Como você vê nos jogos, essa força nervosa, essa calma, ele é capaz de jogar quando há caos ao seu redor. "
Explicando as diferentes características dos goleiros e práticas de treinamento, Robinson se refere continuamente a um tema abrangente: Alisson é o melhor por causa de sua mentalidade.
A capacidade do gaúcho de ler o jogo é indispensável, enquanto sua comunicação com a defesa e o entendimento de como será o lance fazem dele uma barreira formidável mesmo antes que a equipe adversária possa pensar em alcançar um chute.
“[Tudo] se resume ao caráter do goleiro. Muito do trabalho que fazemos como equipe é sobre estar na posição correta e focar nisso.
“Estar na posição correta permite que você tome a decisão certa se a bola for jogada por cima. Ter essa concentração depende da sua personalidade.
O brasileiro tem provado constantemente sua habilidade nos últimos dois anos com o Reds, com apenas uma lesão privando-o de mais "lençóis limpos" (partidas sem sofrer gols, como dizem os ingleses) e jogos nesta temporada.
Mesmo assim, ele com certeza terminará 2019/20 com uma medalha de campeão da Premier League e está mais uma vez concorrendo ao prêmio Luvas de Ouro, apesar de jogar menos jogos.
Além disso, Ali está recuperado da lesão que o afastou dos gramados desde o início de março, desfalcando o Liverpool no decisivo jogo contra o Atlético Madrid, em Anfield, na segunda partida das oitavas de final da Liga dos Campeões.
O espanhol Adrián foi o titular e acabou por ter culpa no cartório na eliminação da equipe de Jurgen Klopp.
Caso a Premier League seja retomada, o ex-jogador da Roma estará, então, ao dispor do treinador alemão para as últimas rodadas.