O Inter confirmou a melhor campanha geral da 1ª fase após vencer o Monsoon por 2 a 0 no Beira-Rio, somando 20 pontos e fechando a fase classificatória invicto, tendo a vantagem de jogar a segunda partida das semifinais em casa. Todavia, o cenário que levou os 4 clubes as semifinais tem outros pontos de destaque.
Começando pelo maior rival, Grêmio, apesar de terminar a fase de grupos com a terceira melhor campanha, a esquadra do Humaitá se destacou por ter o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato. Foram 19 gols marcados (contra 16 do SCI) e apenas 3 sofridos (contra 4 dos comandados de Roger Machado). O goleiro Gabriel Grando só foi vazado no Gre-Nal 444. No ataque, Braithwaite brilhou, sendo o vice-artilheiro do torneio com 5 gols, cenário que não ocorreu no plantel alvirrubro: com muitos gols diversificados, nenhum atleta do Saci está entre o Top 10 (lista abaixo), algo raro tendo em vista que jogamos com força máxima na maioria dos jogos.
De destaque do Internacional, o Clube do Povo fez do Beira-Rio um verdadeiro forte na fase de grupos, vencendo todas as quatro partidas disputadas em casa: 2x0 sobre o Juventude, 1x0 no Avenida, 3x0 contra o Brasil de Pelotas e 2x0 diante do Monsoon. Além de ser o melhor mandante, o Colorado também liderou o ranking de melhor visitante, com 67% de aproveitamento. Assim como em 2024, o Inter registrou a melhor campanha geral da Primeira Fase.
Agora, o foco se volta para as semifinais. No sábado (22), às 16h30, o Inter encara o Caxias no estádio Centenário, na primeira partida da semifinal do Campeonato Gaúcho.