O presidente do Conselho de Administração do América-MG, Marcus Salum, afirmou neste domingo ao jornal O Tempo que os clubes da Liga Forte União (LFU), da qual o Inter faz parte, receberão uma quantia consideravelmente maior pelas cotas de TV do que os da Liga do Futebol Brasileiro (Libra).
Salum afirmou que a diferença é significativa: “A nossa venda de cotas de TV é maior que a venda da Libra. Não é pouco maior. É muito maior. E vai acontecer o seguinte: clubes que estão na Libra vão ganhar menos do que clubes que estão na Liga Forte União.”
O Inter, junto a Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro e Coritiba, integra a LFU, que adota uma abordagem mais moderna para a negociação dos direitos de transmissão. Salum destacou a importância desse modelo, que, ao contrário dos contratos tradicionais com a Globo, assume riscos para uma negociação mais vantajosa no longo prazo: “Nós encaramos todo mundo. Lamentavelmente, o Atlético, por outras razões, mudou de lado”, disse.
A partir de 2027, a LFU busca tornar a distribuição de receitas mais justa, com 15% da receita destinada à Série B e parte também à Série C, ajudando a equilibrar as finanças do futebol brasileiro.