No Maracanã, Flamengo e Internacional protagonizaram um confronto equilibrado, terminando empatados em 1 a 1 na primeira rodada do Brasileirão. O Colorado saiu na frente com um belo gol de Bruno Henrique, após cruzamento preciso de Bernabei. O Flamengo, comandado por Filipe Luís, conseguiu reagir e buscar a igualdade no placar.
O comentarista Celso Unzelte elogiou o trabalho de Filipe Luís, destacando sua capacidade de manter o nível da equipe mesmo com desfalques. "Ele consegue fazer o time jogar independentemente de quem entra em campo", analisou. O jornalista também apontou que o Flamengo apresenta um futebol diferenciado em relação aos demais clubes do país, especialmente neste início de temporada.
Sobre o Internacional, Unzelte avaliou que a equipe de Roger Machado teve uma postura estratégica, jogando para não perder. "Foi um jogo de xadrez. O Inter saiu satisfeito com o empate, pois enfrentou um adversário muito forte fora de casa", disse.
A demora de Filipe Luís para mexer no time também foi um ponto destacado. "Ele pensou demais antes de fazer as alterações. Enquanto Pedro estiver fora, a produtividade ofensiva do Flamengo seguirá sendo debatida", afirmou Unzelte.
Já Bruno Prado alertou sobre a pressão sobre os treinadores. "No Flamengo, se não ganhar sempre e com show, já começam as críticas. É importante dar tempo para que os técnicos desenvolvam seus trabalhos... Eu espero que os dois tenham uma sequência de trabalho. Que o Roger, mesmo em momentos que o Inter possa tropeçar, siga. O Filipe a mesma coisa, porque são dois jovens treinadores promissores e os dois trabalharam muito bem. Hoje, o Filipe tentando propor mais em casa e o Roger conseguindo consertar alguns problemas de marcação da sua equipe, arrumando alternativas para o contra-ataque. Então, foi um jogo bom. Jogo bom, principalmente o segundo tempo, melhor do que o primeiro. O Flamengo teve mais chance de ganhar o jogo, mas o empate não é nenhum absurdo", ponderou.
Lédio Carmona também enalteceu os treinadores, classificando Filipe Luís e Roger Machado como dois dos mais promissores do país. "As substituições do Filipe deram certo, as do Roger também deram certo, uma era mais para se defender, deu certo para o Inter, outra era para mais atacar, não deu tão certo assim para o Flamengo, que no final das contas foi um resultado melhor para o Internacional", disse.
Estreia do Programa 'Fechamento sportv' Destaca Internacional Como Melhor Estreia
Na noite de domingo, o sportv lançou seu novo programa, 'Fechamento sportv', analisando a primeira rodada do Brasileirão. Com apresentação de André Rizek e participação de Eric Faria, Denílson, Felipe Melo e Alline Calandrini, a atração iniciou com um debate sobre qual time teve a melhor estreia na competição.
E uma das opiniões destacadas foi favorável ao Internacional, segundo Felipe Melo: "Vou no Inter porque enfrentou um candidato ao título, um dos melhores times do país, e jogou fora de casa. A equipe vem evoluindo, venceu o Campeonato Gaúcho e, desde o ano passado, Roger Machado vem fazendo um excelente trabalho. O Inter tem elenco e recursos técnicos para brigar pelos títulos que virão", analisaram os comentaristas.
Em relação aos demais:
Denílson: Se o Botafogo tivesse vencido, pelo volume que mostrou, votaria nele. Mas meu destaque foi o Fortaleza. O Fluminense teve 13 dias trabalhando e não entrou em campo. O Fortaleza entra pressionado e joga um bom futebol com volume de jogo, posse de bola, um time muito bem treinado. Meu voto vai para o Fortaleza
Eric Faria: Acho que o Vasco. Não que tenha apresentado o melhor futebol, mas enfrentou um time que é da mesma prateleira que ele, tem as mesmas ambições no campeonato, um confronto direto nessa briga. O Santos sem o Neymar, com o Neymar sobe de patamar. E o fato de ter vencido, de ser um time que sempre vem com muita desconfiança ultimamente, e largar bem contra um adversário forte, virar o jogo, o que é sempre difícil. No cômputo geral, não foi o melhor futebol, mas no pacote todo o Vasco deve ficar feliz.
Aline Calandrini: Fico com o Fortaleza porque vinha em momento de desconfiança, não vem bem no primeiro trimestre, mas tem um treinador que conhece bem, e a vitória dá moral. Vai ter jogo um importante semana que vem. Largando em casa, estrategicamente é o jogo do Fortaleza. O Fluminense teve mais posse, mas esse time (do Fortaleza) consegue se adaptar sem a bola e encaixou com o Fluminense.
Rizek: Vou de Botafogo porque todo mudo tinha expectativa se o Botafogo vai estrear ou não na temporada. Contra o Palmeiras no Allianz Parque tentando dar uma resposta do Campeonato Paulista. O nível de atuação do Botafogo para o meu gosto foi muto bom, não ganhou o jogo por detalhe.
A estreia do novo programa reforçou a importância do Brasileirão e promete ser um espaço relevante para debates ao longo da temporada.