Um levantamento publicado pelo Espião Estatístico, do GE, trouxe dados preocupantes em relação a formação de jogadores. Conforme os números, o Colorado é apenas o 12° clube do país que mais desenvolveram em suas categorias de base mais atletas em 2023. O Grêmio, mesmo vindo da Série B, aparece no topo, ao lado do Fluminense. Pela base de cada um desses clubes passaram 66 atletas que apareceram em súmula de jogos dos times que estiveram na Série A. Foi considerada a formação a partir do sub-17 de todos os atletas.
No Celeiro de Ases, todavia, apenas 39. Flamengo, que participou da formação de 60 atletas, Vasco (59) e São Paulo (58) completam as cinco primeiras colocações como maiores formadores dos relacionados na temporada 2023.
O tamanho dos elencos na temporada
Quanto mais atletas os clubes da Série A usaram na temporada, maior a possibilidade de dar uma chance a um jogador da base ao menos completar o elenco. Nesse quesito o Inter foi o 2° menor, com apenas 40 jogadores.
Os totais são diferentes dos números de jogadores formados por vários motivos: um atleta pode ter passado pela base de mais de um clube ou ter sido formado por um clube que não seja da Série A. Também pode acontecer de um jogador ter atuado por mais de um clube neste ano, mas, neste caso, os times de formação só foram contados uma vez.